El Salvador pede prisão de suspeito de assassinato de arcebispo

Arquivado em: América Latina, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 24 de outubro de 2018 as 11:49, por: CdB

O juiz pediu a prisão de Álvaro Rafael Saravia, ex-soldado de 78 anos que é suspeito da morte de Romero há anos.

Por Redação, com Reuters – de São Salvador

Um juiz de El Salvador pediu, na terça-feira, a prisão de um ex-militar suspeito de ter ordenado em 1980 o assassinato do arcebispo Oscar Romero, um ícone dos direitos humanos na América Latina recentemente canonizado pela Igreja Católica.

Papa Francisco fala com público após liderar missa de canonização do arcebispo de El Salvador Oscar Romero, no Vaticano

O juiz pediu a prisão de Álvaro Rafael Saravia, ex-soldado de 78 anos que é suspeito da morte de Romero há anos. O caso foi descartado em 1993, depois que uma lei de anistia proibiu julgamentos criminais ligados à sangrenta guerra civil da nação da América Central.

Cerca de 75 mil pessoas morreram no conflito, que durou de 1980 a 1992, durante uma ditadura militar. Acredita-se que Romero, morto a tiros enquanto celebrava uma missa na capela de um hospital, foi assassinado por um esquadrão da morte de direita.

O assassinato

O assassinato do arcebispo foi um dos mais chocantes de um longo conflito entre uma série de governos apoiados pelos Estados Unidos e rebeldes de esquerda, no qual milhares de pessoas foram mortas por esquadrões da morte militares.

Ninguém foi levado à justiça no caso de Romero, que foi reaberto em 2017, um ano depois que a polêmica lei de anistia foi revertida.

O juiz Rigoberto Chicas disse haver indícios suficientes para acusar Saravia de ter participado do assassinato de Romero e ordenou que a polícia e a Interpol o procurem, segundo porta-voz da corte. O paradeiro de Saravia é desconhecido.

Em seus sermões, Romero criticava a ditadura militar apoiada por Washington e expressava solidariedade pelos pobres. O papa Francisco o declarou um mártir que foi morto devido ao ódio pela fé e o canonizou neste mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *