Embora direção do PT rejeite, candidatura de Ciro recebe apoio de governadores do partido

Arquivado em:
Publicado Quarta, 16 de Maio de 2018 às 13:06, por: CdB

Está confirmado para esta quinta-feira o próximo encontro entre simpatizantes de Ciro Gomes, ex-ministro da Fazenda de Fernando Henrique Cardoso (FHC). Posteriormente, titular na pasta da Integração Nacional do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Por Redação - de Belo Horizonte

 

Na razão direta em que aumenta a aversão ao pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, junto aos segmentos mais representativos do PT, a corrente petista que apoia o diálogo com a centro-direita, representada na candidatura do ex-governador cearense; mobiliza-se para reunir apoio. Até agora, o pedetista se aproxima do PCdoB, de forma definitiva, no discurso do governador do Maranhão, Flávio Dino.

Esquerdas

Está confirmado para esta quinta-feira o próximo encontro entre simpatizantes do ex-ministro da Fazenda de Fernando Henrique Cardoso (FHC) e, posteriormente, titular na pasta da Integração Nacional do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A reunião ocorrerá na capital mineira, a convite do governador Fernando Pimentel (PT).

ciro-gomes-1.jpg
Ciro Gomes tenta obter o apoio dos governadores petistas

O petista mineiro quer discutir com os colegas de partido como reage o panorama político nacional; diante da prisão em curso do ex-presidente. Na sexta-feira, os petistas se reúnem com os demais governadores do Nordeste. Trata-se, aparentemente, de um debate sobre a bacia do Rio do São Francisco. Na realidade, segundo apurou a reportagem do Correio do Brasil, a meta é sair de lá com uma possível “frente de governadores em apoio a Ciro Gomes”, disse um dos convidados ao encontro.

Pimentel também participará a reunião, marcada na capital pernambucana. Apesar da rejeição à ideia de um acordo com Ciro Gomes, ainda no primeiro turno; externada com clareza pela Presidência do PT; os governadores da legenda e de partidos situados no arco das esquerdas seguem adiante nas negociações por um acordo mais amplo com a candidatura presidencial de Ciro Gomes (PDT).

Acordos regionais

Entre os principais articuladores desse movimento estão o mineiro Fernando Pimentel; e os baianos Jaques Wager e Rui Costa (PT), ex e atual governadores do Estado; além de governadores do campo da esquerda, como Flávio Dino (PCdoB-MA), e Paulo Câmara (PSB).

Câmara ainda busca convencer o PT a abrir mão da candidatura da vereadora Marília Arraes; em Pernambuco para apoiar a própria reeleição. Em contrapartida o ex-prefeito de BH Márcio Lacerda (PSB) retiraria sua candidatura ao governo de Minas; em favor da reeleição de Pimentel. Para facilitar as negociações, Pimentel erradicou uma possível candidatura da presidenta deposta Dilma Rouisseff a uma cadeira no Senado.

Na Bahia, a senadora Lídice da Mata (PSB) também estaria disposta a ceder. Rui Costa e Jaques Wagner não a querem na disputa pela reeleição. Preferem seguir com deputada à prefeitura soteropolitana, em 2020.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo