Empregados privados poderão pedir empréstimos consignados com 35% do valor da renda mensal

Arquivado em: Comércio, Indústria, Serviços
Publicado terça-feira, 26 de maio de 2020 as 12:40, por: CdB

Com a situação pela qual estamos passando contar com dinheiro na mão é uma necessidade. Algumas medidas foram tomadas para facilitar o crédito para pessoas físicas, mas apesar da mudança em algumas condições o empréstimo consignado continua sendo uma das melhores opções.

grafico - pubConsiderando que 66,6% dos brasileiros afirmam estar endividados no mês passado e que 25,3% estavam com as contas em atraso e 9,9% afirmaram não ter condições de poder pagar suas contas segundo a Peic Nacional da  CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). A maioria das instituições financeiras tomaram medidas para ajudar seus clientes.

Levando em conta a situação atual, as instituições financeiras auxiliam as pessoas físicas nesta pandemia com a possibilidade de:

  • Postergar por alguns meses do pagamento das parcelas para operações já contratadas.
  • Renegociar os empréstimos com um prazo maior de carência.

Em geral, estas medidas foram tomadas para dar um respiro aos clientes, porque são para adiar o pagamento das parcelas do cartão de crédito, do financiamento de um imóvel ou veículo, ou de um empréstimo.

A pandemia do vírus Sars-CoV-2 tem alterado a rotina das empresas
A pandemia do vírus Sars-CoV-2 tem alterado a rotina das empresas

Quem contratar um crédito até o dia 3 de julho de 2020 tem a vantagem de não pagar IOF, de acordo com o Decreto nº  10.305/2020. Isso equivale a aproximadamente 3% a menos no valor do crédito e também em operações com o cartão de crédito, ou com o Cheque Especial. Além disso, os novos empréstimos contam com carências maiores, que vão desde 60 dias até 6 meses dependendo do banco e do perfil do cliente.

As demais condições para fazer um crédito continuam iguais. Entre as várias propostas das instituições financeiras o Empréstimo Consignado continua sendo a melhor, porque tem prazos que variam entre 48 e 120 meses e as taxas mais baixas se comparamos com outros empréstimos. Além disso permite que o tomador comprometa até 35% da sua renda mensal, sendo que em outras modalidades o comprometimento chega a ser de máximo 30%.

O Santander tem oferecido empréstimos consignados
O Santander tem oferecido empréstimos consignados

Porém o fato de 18% dos entrevistados pelo Instituto FSB Pesquisa estão inseguros sobre seus trabalhos. Também faz com que as instituições ofereçam crédito com maiores condições de segurança. Por exemplo, o Santander oferece seus consignado com um Seguro Proteção que garante ao solicitante a quitação do saldo devedor e o recebimento de até R$ 9 mil em caso de desemprego involuntário.

Quem precisa urgentemente de dinheiro tem muitas opções, no entanto foram tomadas mais medidas para no segmento de empréstimos para empresas e empreendedores, formalizados ou não. Até o dia 10 de maio, segundo a coletânea da Sebrae 123 novas linhas de créditos estavam disponíveis para este segmento destinadas a capital de giro e pagamento de salários. Todos os empréstimos com acesso facilitado pela eliminação de alguns requerimentos.

Em situações normais antes de contratar um empréstimo é preciso simular e avaliar as opções, comparar as taxas e custos de cada operação, assim como os prazos de pagamento e o impacto no orçamento. Agora, além destes fatores é preciso avaliar o cenário pós pandemia, considerar sua renda e também os gastos que terá. Neste ponto é importante considerar a contratação de um seguro prestamista junto com o crédito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code