Empresa EcoRodovias vence leilão da BR 364 com menor pedágio

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Publicado sexta-feira, 27 de setembro de 2019 as 11:36, por: CdB

Nessa modalidade de disputa, vence aquele que oferecer a menor tarifa a partir do teto estipulado para a concorrência.

Por Redação, com ABr – de Brasília

A Empresa EcoRodovias venceu nesta sexta-feira o leilão para concessão da rodovia BR 364/365 realizado na B3 (antiga Bovespa). A empresa ofereceu uma tarifa de pedágio de R$ 4,69, o que significou um lance 33,1% menor do que o valor máximo estipulado pelo governo federal de R$ 7,02.

O governo federal realizou nesta sexta-feira o leilão de concessão de trecho de 437 km das rodovias BR-364 e BR-365
O governo federal realizou nesta sexta-feira o leilão de concessão de trecho de 437 km das rodovias BR-364 e BR-365

Nessa modalidade de disputa, vence aquele que oferecer a menor tarifa a partir do teto estipulado para a concorrência.

O consórcio Silva e Bertoli ofereceu uma tarifa de R$ 5,75, 18% menor do que o valor máximo, e o Consórcio Way de R$ 5,82, um deságio de 17%.

Investimentos

A estrada liga o município goiano de Jataí até a cidade mineira de Uberlândia, em um total de 437 quilômetros. A concessão tem validade 30 anos com a previsão de investimentos de R$ 2,06 bilhões ao longo deste período. A concessionária deverá ter ainda que desembolsar R$ 2,53 bilhões em custos operacionais.

Entre as melhorias previstas, está a duplicação de 44,2 quilômetros de rodovia, atualmente apenas 80 quilômetros de estrada tem pista dupla. Além disso, devem ser implantados acostamentos em 87,8 quilômetros, terceiras faixas em 143,3 quilômetros e dois viadutos.

A empresa terá direito a sete praças de pedágio ao longo do trajeto que passa por um total de 11 municípios.

Desse montante, R$ 2 bilhões devem ser aplicados em melhorias e intervenções previstas no Programa de Exploração da Rodovia (PER), publicado pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), além de R$ 2,7 bilhões de custos operacionais.

Também está prevista a aplicação de R$ 17 milhões em estudos e pesquisas de desenvolvimento tecnológico, com apoio de universidades e especialistas.

Além disso, ações relacionadas à segurança viária, com programas de prevenção a acidentes e educação no trânsito, devem receber R$ 26,7 milhões.

O trecho a ser concedido passa por 11 municípios que fazem parte do principal corredor para escoamento da produção agroindustrial do sudeste goiano e Triângulo Mineiro.

Além de Jataí e Uberlândia, o trecho passa por Aparecida do Rio Doce (GO), Cachoeira Alta (GO), Paranaiguara (GO), São Simão (GO), Santa Vitória (MG), Gurinhatã (MG), Ituiutaba (MG), Canápolis (MG) e Monte Alegre de Minas (MG).

Ele também faz a conexão com as rodovias BR-050 e BR-153, concedidas e que irrigam importantes rodovias do estado de São Paulo.

O contrato prevê a duplicação de 44,2 quilômetros, a construção de 160 quilômetros de terceira faixa e 19,4 quilômetros de vias marginais. Além da implantação de 80 quilômetros de acostamentos na BR-364/GO, três novos dispositivos de interconexão, nove passarelas de pedestres, sete melhorias de interseções, uma passagem inferior e iluminação nas travessias urbanas e nas vias marginais, entre outras melhorias.

– A concessão terá impacto favorável na segurança do transporte de carga e de passageiros, reduzindo a ocorrência de acidentes, o tempo de viagem e o custo logístico entre o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil – disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Sete praças de pedágio

O projeto prevê ainda a fixação de sete praças de pedágio: quatro em Minas Gerais (Uberlândia, Monte Alegre de Minas, Ituiutaba e Santa Vitória) e três em Goiás (Paranaiguara, Cachoeira Alta e Jataí).

Serão aplicadas duas modalidade de arrecadação, ambas com condições de identificar eixos com rodagem dupla e eixos suspensos de qualquer veículo: uma com cobrança automática e sem parada de veículos; e a outra com parada de veículos e cobrança manual.

Haverá ainda construção de nove bases operacionais, sendo três com atendimento ao usuário. Estarão a serviço do usuário nove ambulâncias, seis guinchos, dois caminhões-pipa e dois caminhões para apreensão de animais.

De acordo com a secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério de Infraestrutura, Natália Marcassa, a concessão facilitará a conexão de rotas entre as regiões produtoras do Centro-Oeste e os centros consumidores do Sudeste e o porto de Santos.

– O primeiro leilão de rodovias do governo do presidente Bolsonaro trata de um projeto muito importante e com grande relevância para o agronegócio. Este é um projeto que vai proporcionar investimentos, fluidez e segurança viária, além de serviços como guincho e ambulância ao longo dos 437 kms – disse Natália à Agência Brasil.

Além dessas obras obrigatórias, a ANTT poderá solicitar a execução de diversas melhorias, como vias marginais, rotatórias e passarelas ao longo da contrato. A estimativa, com base nos primeiros 15 anos de concessão, é que a iniciativa gere 3.680 empregos diretos e indiretos.

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