Um convênio para a continuidade de estudos do projeto de biodiesel deve ser assinado na tarde desta terça-feira entre universidades paulistas e empresas, em Ribeirão Preto, no interior do estado. O acordo prevê testes de uso do B20, combustível com 20% de biodiesel, para estudos de longevidade e do desgaste de componentes dos motores. Participam da cerimônia o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, e o secretário de Agricultura de São Paulo, Duarte Nogueira.
O convênio será assinado pelo Laboratório de Tecnologias Limpas (Ladetel) da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Jaboticabal, e pelas empresas Usina Catanduva, Delphi, Coopercitrus, Texaco e pela Valtra, fabricante de máquinas agrícolas. O evento ocorre na Agrishow Ribeirão Preto 2005 – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola, aberta ontem.
Segundo a assessoria de imprensa da Agrishow, a Valtra participa do convênio fornecendo suas máquinas agrícolas para testes de uso do combustível. Um trator movido a B20 ficará exposto em estande da empresa, que atua em parceria com universidades e empresas privadas em pesquisas para a produção de energia limpa para o campo. Além disso, serão apresentados pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), de Piracicaba, e pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) cultivos de variedades de plantas geradoras de bioernergia, como a mamona, soja, amendoim, cana-de-açúcar e girassol.
Empresas privadas e universidades paulistas assinam convênio
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 17 de maio de 2005 as 15:10, por: CdB