Enem 2016 termina sem ocorrências graves

Arquivado em:
Publicado Segunda, 05 de Dezembro de 2016 às 12:04, por: CdB

Desta vez, nenhum candidato foi eliminado por haver recusado a coleta do dado biométrico ou por estar portando equipamentos proibidos identificados por meio de detector de metal

Por Redação, com ACS - de Brasília:

A segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 terminou sem registro de ocorrências na logística de aplicação. Apenas 11 eliminações foram registradas, três no sábado e oito no domingo, em decorrência de descumprimento de regras gerais do edital.

enem-2.jpg
A segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 terminou sem registro de ocorrências na logística de aplicação

Desta vez, nenhum candidato foi eliminado por haver recusado a coleta do dado biométrico. Ou por estar portando equipamentos proibidos identificados por meio de detector de metal. "Esses números demonstram a eficácia das medidas de segurança adotadas a partir deste ano". Avaliou o Ministro da Educação, Mendonça Filho.

A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini. Ela ressaltou que além do atendimento aos estudantes afetados pela ocupações em locais de prova durante a primeira aplicação, nos dias 5 e 6 de novembro. Todas as situações de contingências foram analisadas com o deferimento e do atendimento aos casos devidamente justificados. "Fizemos todo o possível para e garantir a isonomia no Exame", afirmou.

Abstenção 

A abstenção foi de 39,7% no primeiro dia e de 41,4% no segundo dia de provas. "Esses números foram altos em decorrência das situações específicas que o Inep precisou atender a fim de garantir que nenhum aluno se sentisse prejudicado ao longo da aplicação do Enem 2016", explicou Maria Inês Fini.

Se consideradas as duas aplicações, o Enem 2016 teve a participação de 6.005.607 dos 8.627.195 inscritos. Com isso, a abstenção final ficou em 30,4%.

O Inep investiu R$ 10,5 milhões na segunda aplicação do Enem 2016. No total, 273.524 inscritos tiveram o direito de participar das provas neste final de semana. Em decorrência das ocupações em locais de prova durante a primeira aplicação, em 5 e 6 de novembro. Houve ainda 4.133 casos de estudantes convocados para participar das provas por causa de contingências ocorridas naquelas datas, como interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Segurança

Segundo a Polícia Federal, não houve prisões durante a segunda aplicação do Enem 2016. Havia suspeitos sendo monitorados, mas nenhum desses compareceu às provas. Nesta edição do Enem, foram incluídos dois novos procedimentos de segurança: a coleta de dado biométrico e o uso de detector de metais em todos os participantes, na entrada e na saída dos banheiros, que até então era amostral.

Redação

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fizeram redação sobre "Caminhos para combater o racismo no Brasil". Para subsidiar a produção textual dos participantes, a proposta de redação trazia quatro textos motivadores: um que trata da condição do homem negro, o segundo é um artigo de lei que tipifica o preconceito de raça ou de cor como crime; o terceiro é uma peça publicitária que distingue o racismo de injúria racial; e o quarto traz uma definição acerca do que são ações afirmativas.

Gabarito 

Nesta quarta-feira, o Inep divulga o gabarito oficial dos dois dias de prova para cada Caderno de Questões, que também estarão disponíveis para download no portal do Inep. O gabarito também será disponibilizado pelo aplicativo Enem 2016. O resultado do Enem, para todos, está previsto para 19 de janeiro de 2017.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo