Entenda porque o rendimento da poupança está baixo

Arquivado em:
Publicado Quarta, 29 de Novembro de 2017 às 10:12, por: CdB

Para que tudo fique bem claro e você realmente entenda o porquê do rendimento da poupança estar baixo, será explicado tópico a tópico de modo que ajude você tirar as suas conclusões.

 

Publieditorial - de Belo Horizonte

 

poupança, nos últimos anos, não tem sido vista mais com uma boa forma de investimento. Muito brasileiros que realizam investimentos no mercado financeiro optam por outras opções com maior rentabilidade.

poupanc%CC%A7a.jpg
Guardar moedinhas é, normalmente, um investimento de longo prazo

Isso é uma realidade, porque um dos grandes inimigos da poupança é a inflação. Já que a poupança não apresenta um rendimento que leva em conta o ajuste inflacionário. Por isso mesmo que você guarde dinheiro, na realidade você estaria “perdendo dinheiro”.

Para que tudo fique bem claro e você realmente entenda o porquê do rendimento da poupança estar baixo, será explicado tópico a tópico de modo que ajude você tirar as suas conclusões de como organizar da melhor maneira a sua vida financeira e encontrar o melhor investimento.

Entenda o que são as calculadoras

de correção da Poupança do Banco

Central e da Inflação acumulada

A primeira calculadora é a que define a rentabilidade das poupanças no Brasil determinada pelo Banco Central, resultando na taxa referencial (TR), já a segunda calculadora é a que define a inflação, ou seja, a perda do valor monetário de uma moeda, que faz com que o poder de consumo se torne menor.

Hoje, para definir o rendimento da poupança, é levado em conta esses dois cálculos, por isso muitas vezes a rentabilidade se torna negativa, pois, a inflação é maior que o rendimento.

Além disso, desde 2012, ao valor de remuneração básica realizado pelo Banco Central, a poupança brasileira conta com um novo adicional que depende da taxa selic.

Como a Taxa Selic

entrou nessa história?

Em 2012, o governo brasileiro realizou mudanças no cálculo da poupança brasileira. No qual, agora há uma remuneração adicional que varia de acordo com a Taxa Selic. Segundo essa nova lei, a poupança vai render 0,5% ao mês mais a TR, quando a meta da Taxa Selic for superior a 8,5% ou 70% da meta anual da Taxa Selic mais a TR, quando ela for igual ou menor que 8,5%.

Com a recente queda da Taxa Selic, para 8.25%, hoje no Brasil a poupança está rendendo ainda menos, do que no começo do ano.

Mesmo quando esse valor

de rentabilidade da poupança

é positivo, ele é baixo

Pelo o Brasil apresentar vários problemas políticos e econômicos, isso gera instabilidade e enfraquecimento e consequentemente inflação, no qual é o real se desvaloriza.

Mas mesmo quando o Brasil está crescendo e a inflação está controlada, raramente o rendimento da poupança tem uma grande alta, não passando das melhores das hipóteses de 2% de ganho real.

Ou seja, o investimento da poupança é sempre baixo, pela forma como esse tipo investimento funciona e os fatores que o determinam, e isso só piorou depois das mudanças de 2012.

Fechando esse ponto: O rendimento da poupança está baixo hoje porque a taxa Selic baixou diminuindo ainda mais a sua rentabilidade e os índices de inflação estão altos. Além disso, a forma como a poupança é calculada não permite que ela seja um investimento de alto rendimento, por isso ela não é a melhor forma de viver de renda fixa.

Outros fatores de baixo
rendimento da poupança

Além dos pontos vistos acima, há ainda mais um detalhe importante, a poupança apresenta rentabilidade mensal.

A cada 30 dias é realizado o pagamento do rendimento em cima do valor que está depositado, ou seja se você tirar o seu dinheiro antes da data de aniversário do rendimento, você não vai ter lucratividade que poderia ter, por isso, você pode nunca apresentar um rendimento se tirar o seu dinheiro antes do tempo.

Este investimento pode ser um primeiro passo para começar a sua vida financeira, mas você não pode parar nela, pois dessa maneira nunca vai conseguir fazer o seu dinheiro render de verdade e ainda pode correr o risco de acabar perdendo dinheiro.

Você deverá sempre buscar novas formas de investimentos que apresentem a segurança de uma caderneta, mas com uma rentabilidade maior, dessa maneira, vai conseguir tirar o melhor proveito do seu dinheiro e conquistar a tão sonhada independência financeira.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo