Equipamentos públicos adotam critérios de sustentabilidade no Rio

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015 as 12:47, por: CdB
Projetos do Governo do Estado priorizam a reutilização da água da chuva
Projetos do Governo do Estado priorizam a reutilização da água da chuva

Com objetivo de minimizar os impactos ao meio ambiente, o Governo do Estado tem realizado obras que adotam critérios de sustentabilidade. Alguns equipamentos públicos já inaugurados, como o Maracanã e a Biblioteca Parque Estadual, receberam a certificação LEED (Liderança em Energia e Projeto Ambiental), concedida pela instituição U.S. Green Building Council para intervenções que priorizam a racionalização de recursos. O reaproveitamento de água da chuva está entre as medidas adotadas nestes dois empreendimentos.

Por meio de dispositivos economizadores e a implantação de um sistema de captação da chuva, o uso de água potável no Maracanã sofreu redução de 50% e de água no geral e de 40%. A chuva captada pela nova cobertura é utilizada na irrigação do campo e funcionamento dos banheiros, que contam com torneiras inteligentes e descargas ecológicas.

Uso consciente do recurso

Ainda em andamento, a obra do novo Museu da Imagem e do Som (MIS), em Copacabana, também adota critérios de sustentabilidade. Para economizar 35% da água potável serão instalados materiais como descargas com duplo fluxo, mictórios com uso reduzido de água, além de temporizadores para torneiras e chuveiros. Já a irrigação de plantas e jardins contará com um sistema de reúso de água da chuva.

– A Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop) tem priorizado em suas obras a questão da sustentabilidade. Para cada novo equipamento concebido estudam-se todas as ações possíveis para a redução do consumo de água e energia – afirmou o presidente da Emop, Ícaro Moreno.