Erdogan pede anulação de eleição de Istambul devido a irregularidades

Arquivado em: Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 10 de abril de 2019 as 10:42, por: CdB

Resultados iniciais mostram que o opositor Partido Republicano do Povo assumiu o controle da maior cidade turca por uma pequena margem nas eleições municipais.

Por Redação, com Reuters – de Istambul

O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, disse que as autoridades eleitorais deveriam anular as eleições locais de Istambul devido a irregularidades, sobretudo na indicação de fiscais nas seções eleitorais, informou o jornal pró-governo Sabah nesta quarta-feira.

Erdogan, em entrevista na Rússia 8/4/2019 Cem Oksuz/Presidência da Turquia

Resultados iniciais mostram que o opositor Partido Republicano do Povo assumiu o controle da maior cidade turca por uma pequena margem nas eleições municipais, aparentemente encerrando o reinado de 25 anos do partido AKP de Erdogan e seus antecessores islâmicos na metrópole.

Em declaração a repórteres em seu avião na volta de uma viagem que fez a Moscou nesta semana, Erdogan disse que os regulamentos que exigem que os fiscais das seções eleitorais sejam servidores civis não foram cumpridos em todos os locais, já que em alguns eles foram substituídos por funcionários comuns.

– Nossos colegas determinaram isso. Naturalmente tudo isso cria dúvidas. Se eles agirem com sinceridade, isso levará a uma anulação – disse.

A decisão de anular as eleições caberia à Alta Comissão Eleitoral.

Na terça-feira, uma autoridade graduada do AKP disse que a sigla exigirá uma nova votação em Istambul agora que viu rejeitado o pedido de uma recontagem total dos resultados do pleito de 31 de março na esteira de uma série de recontagens desde a votação.

Erdogan disse na segunda-feira que as eleições locais foram prejudicadas pelo “crime organizado” nas urnas de Istambul. A perda de controle da cidade seria um revés para o líder, que domina a política turca há mais de 16 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *