Erupção vulcânica obriga moradores a deixarem suas casas no Havaí

Arquivado em: América do Norte, Mundo, Últimas Notícias
Publicado sexta-feira, 4 de maio de 2018 as 11:00, por: CdB

Autoridades ordenam a retirada de cerca de 1,5 mil pessoas após leves tremores e erupção do vulcão Kilauea. Imagens mostram lava abrindo caminho numa floresta e jorrando de rachaduras em estradas

Por Redação, com DW – de Nova York:

Cerca de 1,5 mil moradores foram obrigados a deixar suas casas nesta sexta-feira após o vulcão havaiano Kilauea entrar em erupção. A lava avançou por terras florestais e atingiu ruas pavimentadas. Não há relatos de pessoas feridas.

Especialistas afirmaram que não são capazes de prever quanto tempo a erupção do vulcão Kilauea pode durar

Autoridades do condado de Havaí, um dos cinco do Estado norte-americano do Havaí; disseram que vapor e lava foram expelidos de uma rachadura em Leilani Estates; que fica perto da cidade de Pahoa, na Ilha Grande (Big Island, em inglês). O governador do Havaí, David Ige, ativou a Guarda Nacional norte-americana para ajudar nas evacuações e fornecer segurança paras as cerca de 770 estruturas deixadas vazias.

Imagens transmitidas pela televisão local mostraram lava sendo jorrada de uma rachadura numa estrada. E em imagens de drone feitas pelo residente Jeremiah Osuna foi possível ver um riacho de lava abrindo caminho numa floresta.

– Soava como se você colocasse um monte de pedras numa secadora e a ligasse na potência máxima. Dava para sentir o cheiro de enxofre e de árvores, vegetação rasteira e outras coisas queimadas – disse Osuna.

Especialistas

Especialistas afirmaram que não são capazes de prever quanto tempo a erupção desta quinta-feira pode durar. “Há bastante magma no sistema. Provavelmente, não será uma erupção de apenas algumas horas. Mas quanto tempo durará depende se o reservatório de magma no cume será envolvido. Portanto, estamos observando bem de perto”; disse Asta Miklius, do Observatório de Vulcões do Havaí do Serviço Geológico dos EUA (Usgs).

Na erupção de um chamado vulcão em escudo; um tipo de vulcão habitualmente constituído por correntes de lava de baixa viscosidade; o magma pode sair não apenas da cratera, mas também irromper através de fendas subterrâneas em outros lugares.

A erupção ocorreu depois de alguns dias de leves terremotos na região. Uma escola foi fechada devido às atividades sísmicas; e várias estradas sofreram rachaduras com os constantes tremores. Um  tremor de magnitude 0,5 na escala Richter foi registrado horas antes do início da erupção.  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *