Escola Sesc promove o VII Festival Estudantil de Artes

Arquivado em: Educação, Últimas Notícias
Publicado sábado, 24 de novembro de 2018 as 13:22, por: CdB

Durante os três dias, o público poderá conferir apresentações de teatro, batalha de dança, música, poesia e ainda participar de oficinas de poesia e dança. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Por Redação – do Rio de Janeiro

Expressar a diversidade da cultura brasileira e quebrar estereótipos associados às regionalidades é a proposta da VII Festival Estudantil de Artes – Brasilidade, alteridade e identidade. O evento promovido pela Escola Sesc de Ensino Médio acontece de 26 a 28 de novembro, no Espaço Cultural da instituição, em Jacarepaguá.  Durante os três dias, o público poderá conferir apresentações de teatro, batalha de dança, música, poesia e ainda participar de oficinas de poesia e dança. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro

 – O projeto é uma mostra da pluralidade cultural da Escola Sesc e se baseia na experiência dos estudantes que são oriundos de diversos estados do Brasil. Os alunos da turma de Produção Cultural respondem pela organização e curadoria, enquanto os da turma de Assistente de Mídia são responsáveis pela criação da identidade visual – destaca Leonardo Minervini, coordenador-geral de Cultura da instituição.

 Na sétima edição, o Festival reunirá espetáculos representativos de diversas regiões do país. A força e a resistência das expressões da cultura popular do Pará, o sincretismo religioso, a miscigenação no Norte do Brasil e os mitos amazônicos estarão representados na Oficina de Carimbó, que abre o Festival no dia 26. Ministrada pela professora Bruna Cibely (PA), a oficina pretende que o espectador experimente novas referências de movimentos.

O espetáculo teatral “Hamelete – o Cordel”

No mesmo dia entra em cena o espetáculo teatral Hamelete – o Cordel. Ao apresentar uma releitura da famosa peça shakespeareana com a estrutura de cordel, a obra ganha a versatilidade das formas e dos ritmos, minimizando o peso trágico, sem perder de vista o tom reflexivo. A peça é encenada pelo Grupo Careta, que transforma uma história trágica de traição em uma apresentação divertida.

 O espetáculo Dançando o Rio Grande do Sul trata das origens das danças tradicionais do estado como valorização e preservação da cultura gaúcha. Coreografada pelo grupo TCHE, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a apresentação no dia 27 é uma oportunidade para conhecer as tradicionais danças reconhecidas como expressões artísticas e culturais dos gaúchos. Para encerrar o dia, sob a regência do maestro Laércio Diniz, acontece a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro. Durante o concerto, serão executadas obras de Villa-Lobos, Piazzolla, Lorenzo Fernandez, Schubert, Bizet e Grieg.

O último dia do evento contará com uma Oficina de Poesia Gaúcha, ministrada pela poetisa Liliana Cardoso (RS). Uma Batalha de Danças encerra a programação do Festival. A atração é um concurso de danças regionais para promover o intercâmbio entre manifestações artístico-culturais representadas na diversidade das danças regionais do Brasil como forró, funk, frevo, carimbó e samba.

 Programação

26/11 – segunda- feira

15H – Oficina de Carimbó – com Bruna Cibely (PA)

Duração: 3h

Classificação: Livre

Inscrições gratuitas pelo site http://escolasesc.com.br/espaco-cultural/

 19h30 Espetáculo: Hamelete – o Cordel

Grupo Careta

Duração: 70 min

Classificação: 4 anos

 27/11 – terça- feira

17H – Espetáculo: Dançando o Rio Grande do Sul 

Direção geral: Profa. Dra. Malu Oliveira

Duração: 45 min

Classificação: Livre

19H30 – Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro

Criada em 2014, com o objetivo de profissionalizar e dar suporte a jovens músicos de projetos sociais, aperfeiçoando a prática orquestral e conduzindo-os à universidade e profissionalização. O grupo já se apresentou em diversos palcos importantes da cidade, como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cidade das Artes, Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), Sala Cecilia Meireles e outros.

Duração: 60 min

Classificação: Livre

 28/11 – quarta- feira

15h – Oficina de Poesia Gaúcha – com Liliana Cardoso (RS)

Liliana Cardoso (RS), declamadora, formada em teatro pelo TEPA-Teatro Escola de Porto Alegre e campeã em mais de 180 rodeios nacionais e internacionais e festivais de poesia.

Duração: 3h

Vagas limitadas

Inscrições gratuitas pelo site http://escolasesc.com.br/espaco-cultural

16h – Batalha de Danças

Alunos da Escola Sesc de Ensino Médio

Forró, funk, frevo, carimbo e samba

Duração: 2h

Serviço

VII Festas: Brasilidade, alteridade e identidade

Período: 26 a 28 de novembro

Local: Escola Sesc de Ensino Médio – Avenida Ayrton Senna, 5677

Jacarepaguá, Rio de Janeiro

Evento gratuito

Informações: www.sesc.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *