Espanha prorroga restrição de voos de Brasil, Reino Unido e África do Sul

Arquivado em: África, América Latina, Destaque do Dia, Europa, Mundo, Últimas Notícias
Publicado terça-feira, 9 de fevereiro de 2021 as 11:44, por: CdB

O governo da Espanha anunciou uma nova prorrogação, até março, das restrições aos voos procedentes de Brasil, Reino Unido e África do Sul, para evitar a importação das variantes do coronavírus que surgiram nesses países.

Por Redação, com Sputnik – de Madri

O governo da Espanha anunciou uma nova prorrogação, até março, das restrições aos voos procedentes de Brasil, Reino Unido e África do Sul, para evitar a importação das variantes do coronavírus que surgiram nesses países.

O governo da Espanha anunciou uma nova prorrogação, até março, das restrições aos voos

A nova extensão, que vigorará até 2 de março, tem como objetivo evitar a importação das variantes do coronavírus com maior transmissibilidade descobertas nesses países.

– Informo que haverá uma prorrogação das restrições aos voos tanto procedentes do Reino Unido como do Brasil e da República Sul-Africana – disse a ministra de Saúde espanhola, Carolina Darias, durante uma coletiva de imprensa.

O epidemiologista Fernando Simón,  porta-voz do Ministério da Saúde da Espanha na luta contra a pandemia de covid-19, confirmou em seu último pronunciamento à imprensa, segundo o jornal espanhol El Mundo, que foram detectados 479 casos na Espanha da variante descoberta no Reino Unido, dois da procedente da África do Sul e um da mutação brasileira.

Extensão das restrições de voos

Diante disso, o governo espanhol considerou necessário aplicar outra extensão das restrições de voos desses países, e também implementar um teste de antígenos para os viajantes que tiverem passado por Brasil e África do Sul.

Além disso, a ministra Darias destacou a importância da aplicação de medidas restritivas para reduzir a expansão do vírus e confirmou que a pandemia está em uma tendência “descendente” na Espanha.

Não obstante, a ministra frisou que o percentual de doentes graves de covid-19 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais continua elevado, com algumas regiões superando a ocupação de 50%.

– Estamos muito próximos, segundo as nossas previsões, de alcançar o pico de ocupação de UTI, e quero fazer um apelo à prudência e à cultura do cuidado – declarou a ministra.

Além das restrições aos voos de Brasil, Reino Unido e África do Sul, o governo da Espanha também estendeu as restrições de deslocamentos que afetam a fronteira com Portugal até 1º de março.