Espanha reforça segurança em Semana Santa tensa

Arquivado em:
Publicado Quinta, 08 de Abril de 2004 às 06:20, por: CdB

A Espanha se prepara para um feriado de Páscoa tenso, consciente de que um grupo de militantes islâmicos que explodiu bombas quando cercado pela polícia no sábado passado planejava mais ataques neste fim de semana.

Policiais e soldados foram enviados para vigiar represas, usinas elétricas, linhas de trem de alta velocidade e outros possíveis alvos em um país ainda abalado pelos ataques contra trens de Madri, que mataram 191 pessoas.

Quase um mês depois dos ataques - atribuídos a militantes da rede Al Qaeda - diversas pessoas de um grupo de suspeitos ainda estão desaparecidas.

A semana de Páscoa é marcada por enormes procissões públicas na Espanha, de maioria católica.

Até agora, a polícia deteve 18 pessoas e o governo afirma que eles, além dos sete que morreram em um apartamento em Madri no sábado, correspondem à maioria dos envolvidos nos ataques de 11 de março.

Mas o jornal La Razon disse nesta quinta-feira que os investigadores acreditam que há mais ``células adormecidas'' de militantes islâmicos, sem relação com o grupo responsável pelos ataques de Madri.

Fontes próximas da investigação disseram que os suicidas poderiam estar planejando uma série de ataques na Semana Santa, com base nas duas ou três bombas preparadas e explosivos encontrados no apartamento de Madri.

A embaixada dos Estados Unidos na Espanha advertiu norte-americanos a ficarem atentos durante viagens de trem e quando usarem transporte público no país.

O jornal El Pais disse que os hotéis de Madri esperam que a taxa de ocupação durante a Semana Santa caia 20% cento como resultado dos ataques.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo