Estado inicia obras de recuperação do Maracanãzinho

Arquivado em:
Publicado Segunda, 24 de Janeiro de 2005 às 07:25, por: CdB

O governo do estado iniciou, nesta segunda-feira, a segunda fase das obras de recuperação do Maracanãzinho, que será palco das partidas de vôlei dos Jogos Pan-Americanos de 2007. Agora, serão feitos os trabalhos de recuperação estrutural, a colocação das cadeiras e do piso e a implantação do sistema de ar-condicionado central, entre outras obras.

A capacidade do ginásio, também conhecido como Gilberto Cardoso, será reduzida de 18 mil para 14 mil lugares, mas vai garantir mais conforto e segurança ao público que irá assistir às competições do Pan.

Na recuperação estrutural, os degraus das arquibancadas serão refeitos; o primeiro andar será demolido e o piso do segundo pavimento receberá estrutura metálica. As obras abrangem a ampliação dos sanitários, bares, camarins e vestiários de atletas e árbitros.

Além da impermeabilização da cobertura, o ginásio vai receber pintura geral e tratamento paisagístico.  Novos painéis eletrônicos (placares) com displays de imagem coloridos e de alta resolução serão instalados.

O sistema de iluminação zenital, através de uma cúpula no teto do ginásio, vai permitir a entrada de luz natural no ambiente. A refrigeração no interior do estádio vai distribuir o ar de forma homogênea.

A reforma inclui ainda a colocação de novo piso na área de jogos, tratamento termo-acústico da cúpula (cobertura interna) e a modificação da curva de visibilidade da arquibancada, com ampliação para o modelo "arena".

Tecnologia de ponta será investida na instalação do sistema de sonorização e comunicação (alto-falantes) e no circuito interno de TV, com câmeras de segurança. O ginásio vai ganhar ainda duas novas rampas, em formato espiral. As antigas rampas já foram demolidas.

O governo do estado está investindo R$ 18 milhões nas obras de modernização e reforma do ginásio. As obras, a cargo da Emop (Empresa de Obras Públicas), vinculada à Secretaria de Integração Governamental, seguem a programação visual e sinalização exigidas pela Odepa (Organização Esportiva Pan-Americana), que organiza a competição internacional. De acordo com o secretário de Esportes, Francisco de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira, as obras deverão estar concluídas até setembro deste ano.

Além da reforma no Maracanãzinho, o governo do estado também mantém em dia o cronograma de obras para o Pan no Complexo Aquático Júlio Delamare e no estádio de futebol. Segundo Chiquinho, as obras que darão condições ao Júlio Delamare de abrigar as competições de pólo-aquático e saltos ornamentais dos jogos deverão estar concluídas em maio deste ano.

- Estamos impermeabilizando e colocando azulejos na piscina. Também daremos ao complexo uma nova torre de saltos - informou o secretário de Esportes.

Já para o Estádio Mário Filho, onde haverá a abertura e encerramento dos Jogos, a chegada da maratona e as finais dos torneios de futebol masculino e feminino, a previsão de conclusão das obras é março de 2006.

As reformas no estádio começaram em março do ano passado com a ampliação do estacionamento de 1.800 para quatro mil vagas e reforma estrutural do sexto andar e dos banheiros e bares do terceiro andar. Na reforma, está prevista a colocação de cadeiras no atual setor da geral, aumentando a capacidade do estádio para 97 mil espectadores.

- Iremos retirar as placas que atrapalhavam a visão, transformando esse setor numa área nobre, sem aumentar o preço tradicional do ingresso da antiga geral - prometeu o secretário.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo