Estados Unidos emitem alerta por terrorismo doméstico

Arquivado em: América do Norte, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 28 de janeiro de 2021 as 13:58, por: CdB

O Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos emitiu um alerta nacional de terrorismo doméstico por conta da “crescente” radicalização e ameaças de grupos de extrema-direita e ultraconservadores.

Por Redação, com ANSA – de Washington

O Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos emitiu na quarta-feira um alerta nacional de terrorismo doméstico por conta da “crescente” radicalização e ameaças de grupos de extrema-direita e ultraconservadores.

Segundo a nota, os movimentos extremistas “podem continuar a se mobilizar para incitar ou realizar ataques” contra Biden

O documento não cita nenhuma ameaça específica, mas destaca que os extremistas podem cometer atos contra o presidente do país, Joe Biden, por não aceitarem o resultado das eleições e por terem se encorajado após a invasão do Capitólio em 6 de janeiro.

Segundo a nota, os movimentos extremistas “podem continuar a se mobilizar para incitar ou realizar ataques” contra Biden ou membros de seu governo porque esse é um momento de “alta ameaça”.

“O Departamento de Segurança Nacional teme que os mesmos impulsionadores da violência permaneçam até o início de 2021. E que alguns extremistas domésticos possam ser encorajados pela invasão do Capitólio (…) para atingir autoridades eleitas e instalações governamentais”, diz ainda o texto.

Ataques

O alerta surge em um momento que diversas organizações que monitoram ambientes virtuais ligados aos ultraconservadores afirmam que aumentaram o compartilhamento de dados sobre fabricação de explosivos e sobre possíveis ataques.

Os grupos usam o discurso do ex-presidente Donald Trump, que nunca reconheceu sua derrota e está sob alvo de um processo de impeachment por provocar uma insurreição, de que as eleições foram fraudadas e são contrários às regras sanitárias impostas por conta da pandemia de covid-19. .