Instituições de ensino superior só receberão notas de candidatos que autorizarem divulgação; escolas têm acesso a média geral de seus alunos.
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será enviado para cada participante na segunda quinzena de novembro, segundo informa o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep). O boletim chegará ao endereço indicado no momento da inscrição.
Serão duas notas: uma para a parte objetiva, que tem 63 questões de múltipla escolha, e outra para a redação. O resultado é classificado de 0 a 100, com conceitos insuficiente, regular, bom e excelente.
As instituições de ensino superior só receberão as notas dos candidatos que autorizarem a divulgação. Já as escolas, têm acesso a uma média geral de seus alunos.
No ano passado, a média geral dos alunos ficou em 34,13, considerada regular.
Apenas 0,7% dos estudantes de escolas públicas teve desempenho excelente; entre os de escola particular, foram 9,2%.
A nota do Enem é aproveitada por vestibulares de 434 instituições de ensino superior, mas na maioria deles o desempenho na redação não conta. Por esse motivo, alguns se sentiram desestimulados a dar sua opinião sobre o tema, como Bernardo Duch, de 18 anos, e Tiago Pereira Lins, de 19. Os dois fizeram a prova no Recife.
A prova – que está na sua sexta edição – não é obrigatória, mas tem sempre um grande número de participantes justamente por sua relação com os vestibulares. Este ano foram 1.876.387 inscritos, mais de 550 mil do Estado de São Paulo. O Inep não divulgou ainda o número de estudantes que compareceram à prova.
A participação é gratuita para estudantes de escolas públicas ou comprovadamente carentes; 1,5 milhão foram isentos da taxa de inscrição.
A chuva pela manhã na cidade de São Paulo fez com que os coordenadores do exame permitissem atrasos de até 15 minutos na chegada dos estudantes. A prova estava marcada para começar às 13h00. Mesmo assim, pouco mais de dez pessoas chegaram depois do horário ao prédio da Universidade Nove de Julho (Uninove), na Barra Funda.
– Não posso deixar de prestar a prova porque é o único jeito de entrar na faculdade – disse o estudante Leandro Toffoletto, de 21 anos.
Em São Paulo, o resultado do Enem é aproveitado pelos exames das três universidades públicas, mas isso pouco ajuda os estudantes mais pobres.
Estudantes receberão as notas do Enem em novembro
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 1 de setembro de 2003 as 04:44, por: CdB