As autoridades federais de saúde dos EUA aprovaram hoje, segunda feira, um exame que, através da análise do sangue, é capaz de diagnosticar a infecção do carbúnculo, doença causada pela bactéria do antraz.
O anúncio oficial foi feito dois anos depois de cinco pessoas morrerem ao serem infectadas pela bactéria, enviada por pessoas até agora não identificadas dentro de envelopes de correio.
Fontes da Administração de Alimentos e Remédios (FDA) americana disseram que agora a infecção poderá ser confirmada em menos de uma hora e também serão detectados os anticorpos produzidos pelo sistema fisiológico para se defender da doença.
Os exames existentes hoje demoram mais de quatro horas para determinar a presença da doença. Outros testes podem até detectar a bactéria, mas não definem se a pessoa precisa de tratamento.
“O novo exame ajuda a confirmar o diagnóstico do carbúnculo, porque demonstra que o sistema de imunizaçao de uma pessoa respondeu à proteína que a bactéria do antraz produz”, afirmaram os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), com sede em Atlanta (Geórgia).