EUA coordenarão programas de ajuda ao Haiti

Arquivado em:
Publicado Segunda, 12 de Abril de 2004 às 19:47, por: CdB

Pela primeira vez desde 2000, os Estados Unidos e outros países vão discutir maneiras de aliviar a pobreza no Haiti em uma reunião no fim deste mês. A reunião, que será presidida pelo Banco Mundial, vai ser realizada no dia 22 de abril em Porto Príncipe, na capital do país caribenho que tenta se recuperar de uma violenta revolução rebelde que deixou mais de 200 mortos e tirou Jean-Bertrand Aristide do poder.

Os doadores internacionais vão buscar uma maneira de dar ao governo do Haiti e às organizações locais maior poder de decisão de como gastar a ajuda que receberão. Os Estados Unidos não discutem diretamente com o governo do Haiti sobre temas de ajuda desde 2000, quando as alegações de irregularidades nas eleições parlamentares levaram Washington e outros doadores a suspender ajudas ao governo de Aristide.

Um porta-voz da Agência de Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (Usaid, da sigla em inglês) disse que o trabalho de coordenação já começou com a administração do novo primeiro-ministro haitiano, Gerard Latortue, mas que o governo ainda não está recebendo o dinheiro.

Além do Banco Mundial, a União Européia, o Canadá, a França e o Banco Interamericano de Desenvolvimento planejam participar da reunião no fim deste mês.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo