EUA demonstram satisfação por operação contra terroristas do Irã

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 17 de junho de 2003 as 19:53, por: CdB

Os EUA expressaram nesta terça-feira sua satisfação pela operação realizada pela França contra o grupo Mujahedin Khalq e destacou que o grupo exilado está sendo considerado por Washington como organização terrorista.

– Nós congratulamos os esforços realizados no mundo para levar a cabo este tipo de ação contra os grupos terroristas – declarou o porta-voz-adjunto do Departamento de Estado, Philip Reeker.

Reeker não comentou especificamente as medidas adotadas por Paris contra o grupo, mas ressaltou que “a cooperação em matéria policial e as operações da polícia formam parte das diferentes ferramentas disponíveis” para atuar contra as organizações deste tipo.

A polícia francesa prendeu nesta terça-feira, na região de Paris, 165 membros da maior organização opositora do Irã, o Mujahedin Khalq, que queria, segundo o ministro do Interior da França, Nicolas Sarkozy, instalar no país sua sede.

Mujahedin Khalq e o Conselho Nacional de Resistência Iraniano (CNRI), como se denominam politicamente os integrantes do grupo, figuram na lista do Departamento de Estado dos EUA das organizações terroristas internacionais.

Na ação francesa, também foi apreendido cerca de US$ 1,3 milhão, em cédulas de US$ 100, em um cofre de uma casa em Auvers-sur Oise, a noroeste de Paris, onde se encontra a sede na Europa da organização Mujahedin Khalq.