EUA enviam o sexto porta-aviões ao golfo Pérsico

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 3 de março de 2003 as 21:18, por: CdB

O porta-aviões norte-americano USS Nimitz deixou nesta segunda-feira San Diego, na Califórnia, rumo ao golfo Pérsico, liderando um grupo de cinco navios de guerra com 8.000 soldados preparados para uma eventual intervenção no Iraque.

O Nimitz, movido a energia nuclear, vai demorar duas semanas para chegar ao golfo, onde se juntará a outros cinco porta-aviões americanos. Com mais de 95 mil toneladas de peso e uma tripulação de 5.000 pessoas, ele transporta cerca de 70 aviões de combate e apoio.

“Como líder do tipo de navios de guerra mais poderosos do mundo, o ‘Nimitz’ é nosso melhor instrumento de paz, projeção de poder e plataforma para a diplomacia”, afirmou o comandante J.C. Yost ao anunciar a missão.

Acompanhado pela fragata USS Princeton e pelo destróier USS Fitzgerald, o porta-aviões partiu duas semanas antes do dia previsto inicialmente. No oceano Pacífico, eles se unem a três navios de guerra: o Rodney M. Davis, o Bridge e o Chosin.

Outros três porta-aviões americanos já estão na região: o USS Abraham Lincoln, o USS Constellation e o USS Kitty Hawk. Outros dois navios similares, o USS Harry Truman e o USS Theodore Roosevelt, estão no oceano Mediterrâneo oriental.