EUA estavam desprotegidos ante terrorismo, diz comissão do 11/9

Arquivado em:
Publicado Quarta, 14 de Abril de 2004 às 09:59, por: CdB

Os EUA estavam bem preparados para enfrentar uma guerra convencional, mas não tinha mecanismos de alerta para atentados terroristas antes de 11 de setembro de 2001, afirmou na quarta-feira a comissão encarregada de investigar os ataques.

Um relatório divulgado no começo de mais um dia de audiência disse que os EUA haviam desenvolvido medidas de defesa contra ataques militares inesperados depois de Pearl Harbour, mas que nunca aplicaram esses procedimentos para as ameaças terroristas.

``Com a importante exceção de ataques com armas químicas, biológicas ou nucleares, os métodos desenvolvidos durante décadas para alertar o país sobre ataques surpresa não foram aplicados para os ataques terroristas'', afirmou o relatório.

Os diretores da CIA e do FBI, órgãos criticados por não terem conseguido impedir os ataques de 11 de setembro, testemunhariam na quarta-feira.

A comissão bipartidária, que deve divulgar um relatório para o país em julho, no ápice da campanha presidencial, viu-se no centro de uma tempestade política na terça-feira.

O secretário de Justiça do país, John Ashcroft, acusou o governo do presidente Bill Clinton de permitir que as defesas internas do país se deteriorassem por oito anos ao mesmo tempo em que criou barreiras legais e burocráticas para impedir o funcionamento dessas defesas.

O relatório divulgado na quarta-feira disse ter havido vários informes sobre Osama bin Laden e a Al Qaeda durante os anos 90, mas que nenhuma avaliação ampla foi realizada pelas agências de inteligência sobre a rede.

Em 4 de dezembro de 1998, o diretor da CIA, George Tenet, divulgou uma diretiva afirmando: ``Estamos em guerra. Nenhum recurso material ou pessoal deve ser poupado nesse esforço, dentro da CIA ou na comunidade da inteligência.''

Mas, segundo o relatório, os alertas de Tenet tiveram pouco impacto. A maior parte dos chefes das maiores agências de inteligência nunca viram o memorando ou o viram só depois do 11 de setembro.

A Agência de Segurança Nacional acreditava que o alerta de Tenet se dirigia somente à CIA e as autoridades da CIA pensaram que estava dirigido a outras agências de inteligência porque eles já estavam fazendo todo o possível.

O relatório disse que Tenet ``não desenvolveu uma estratégia de guerra contra o terrorismo antes do 11 de setembro''.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo