EUA: general diz que Coreia do Norte não demonstrou todos os componentes de míssil balístico

Arquivado em: América do Norte, Ásia, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 31 de janeiro de 2018 as 10:30, por: CdB

Em novembro, a Coreia do Norte informou ter testado com sucesso um novo tipo de ICBM que poderia alcançar todo território norte-americano e a Coreia do Sul

Por Redação, com Reuters – de Washington:

O programa nuclear da Coreia do Norte teve progressos nos meses recentes, mas o país ainda não demonstrou todos os componentes de um míssil balístico intercontinental (ICBM), incluindo um veículo de reentrada capaz de sobreviver, disse nesta terça-feira o vice-presidente do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos.

Paul Selva concede entrevista em Washington

As afirmações do general da Força Aérea Paul Selva confirmaram uma avaliação em dezembro do secretário de Defesa norte-americano, Jim Mattis; de que o programa de ICBM da Coreia do Norte não apresenta uma ameaça iminente aos Estados Unidos.

– O que ele não demonstrou ainda são as tecnologias de fusão e mira; e um veículo de reentrada capaz de sobreviver – disse Selva; se referindo ao líder norte-coreano, Kim Jong Un.

– É possível que ele as tenha, então temos que apostar que ele pode ter. Mas que ainda não demonstrou – acrescentou Selva, segunda autoridade militar de patente mais alta dos EUA.

Coreia do Norte

Em novembro, a Coreia do Norte informou ter testado com sucesso um novo tipo de ICBM; que poderia alcançar todo território norte-americano e a Coreia do Sul. Especialistas sediados nos EUA disseram que dados do teste aparentam apoiar isto.

Selva disse que caso um conflito ocorra, é pouco provável que os Estados Unidos consigam um indicativo precoce de lançamentos norte-coreanos.

– É muito pouco provável que em uma situação tática nós iremos ter qualquer um dos indicativos; ou alertas que irão anteceder um lançamento, exceto se tivermos sorte e observarmos o movimento do mecanismo de lançamento para a plataforma de lançamento – disse Selva.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *