EUA vão realizar testes de armas de nova geração na Austrália

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 5 de novembro de 2004 as 03:25, por: CdB

O governo dos Estados Unidos vai realizar testes experimentais de armas de nova geração, que incluem bombas inteligentes, em território australiano, informaram nesta sexta-feira os meios locais. Os testes, que serão desenvolvidos no ano 2007, fazem parte de um acordo em vias de negociação entre os Estados Unidos e a Austrália.

O especialista de defesa Ross Babbage disse à emissora australiana ABC que está previsto o deslocamento de 20 mil soldados americanos e australianos para a Baía Shoalwater, no nordeste do país, para participar de um programa de capacitação sobre o uso de novas armas e exercícios experimentais.

Babbage acrescentou que os testes de treinamento militar podem se expandir até o território norte da Austrália, enquanto alguns dos experimentos com bombas aconteceriam em Top End e Delamere Range, no extremo norte do país.

O porta-voz de defesa da oposição, Robert McClelland, disse que os trabalhistas vão apoiar este acordo sempre e quando os países vizinhos da Ásia forem informados sobre os testes.

Organizações locais expressaram sua preocupação por este acordo devido ao uso de plutônio e urânio empobrecido na fabricação das armas americanas.