O presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Marcílio Marques Moreira, comemorou hoje o aumento de 6,1% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre, e disse que o resultado confirmou previsão que havia feito há seis meses.
O ex-ministro da Economia do governo Collor manifestou sua confiança no crescimento do país. “Dependendo do crescimento no último trimestre, podemos até ter uma surpresa mais positiva ainda, algo entre 5% e 6% para este ano”.
Para ele, o Brasil foi ajudado pela conjuntura mundial. A média de crescimento mundial deve ser em torno de 5% em 2004. “Então, há sempre ajuda do efeito maré. Todos os navios sobem junto com a maré”. Ele observou, porém, que durante muitos anos isso também ocorreu, mas o Brasil não acompanhou.
Segundo Moreira, 2005 será um ano de desafio maior para a economia brasileira, já que a economia mundial não deve crescer na mesma proporção de 2004. “Não haverá mais o enorme estímulo fiscal e monetário que ocorreu, sobretudo nos Estados Unidos”, lembrou.
Por isso, ele considerou “essencial” que o país continue crescendo, “mesmo contra uma maré que será minguante”. “Mas acho que temos possibilidade de fazê-lo, porque a política macroeconômica está sendo conduzida com grande competência. É realmente o núcleo mais exitoso deste governo”.
O importante agora, avaliou Moreira, é que a política microeconômica e a parte operacional do governo contribuam para tornar o crescimento deste ano, que é de natureza conjuntural, mais estrutural e mais sustentável nos próximos anos. Ele não quis fazer nenhuma projeção, mas admitiu refletir o consenso do mercado, que estima em cerca de 4% a expansão do PIB em 2005.
Ex-ministro diz que resultado do PIB confirma previsões que fez há 6 meses
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 1 de dezembro de 2004 as 18:08, por: CdB