Ex-vice-diretor do FBI Andrew McCabe é demitido

Arquivado em: América do Norte, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado sábado, 17 de março de 2018 as 14:42, por: CdB

Diretor interino do órgão após Trump despedir James Comey denuncia guerra contra o FBI. Acusado de pró-democrata, afastamento custará a McCabe boa parte da aposentadoria. Presidente tuíta “grande dia para a Democracia”

Por Redação, com DW – de Washington:

O ex-vice-diretor do FBI Andrew McCabe foi demitido, a dois dias de se aposentar, numa decisão que lhe tira parte da pensão. Alegando falhas profissionais, o procurador-geral dos Estados Unidos, Jeff Sessions, anunciou que o contrato de McCabe terminara “com efeito imediato”.

Andrew McCabe dirigiu interinamente FBI após afastamento de James Comey, abandonando a vice-direção no fim de janeiro

Segundo o comunicado de Sessions, uma investigação interna do FBI e do Departamento de Justiça concluiu que McCabe transmitira sem autorização informações a meios de comunicação social; e não fora franco em múltiplas ocasiões, mesmo sob juramento.

Concretamente, o número dois da inteligência norte-americana teria permitido a divulgação de informações relativas a uma investigação; sobre doações recebidas pela Fundação Clinton; de que fazia parte a democrata Hillary Clinton, candidata presidencial vencida pelo republicano Donald Trump.

A demissão teria sido decidida com base em conclusões de um relatório; e numa recomendação do departamento do FBI encarregado de questões disciplinares; acrescenta o procurador-geral. A dispensa antes do 50º aniversário do ex-vice-diretor, no domingo; quando se aposentaria, acarreta perda de parte significativa de seus proventos.

Trump satisfeito

McCabe comentou, em comunicado: “Esta é a realidade: estou sendo isolado e tratado desta maneira pelo papel que tive, pelas decisões que adotei e pelos fatos que presenciei após a demissão de James Comey.” Sua demissão seria parte de uma “guerra continuada contra o FBI” e das investigações do órgão sobre a influência russa no pleito que colocou Trump na Casa Branca.

O presidente dos EUA postou no Twitter: “Andrew McCabe DESPEDIDO, um grande dia para os homens e mulheres que trabalham duro no FBI – Um grande dia para a Democracia [sic].” Numa alusão ao ex-diretor do órgão de inteligência, Trump completou: “Falso santinho James Comey era o chefe dele e fazia McCabe parecer um garoto de coro. Ele sabia tudo sobre as mentiras e corrupção acontecendo nos níveis mais altos do FBI!”

No FBI desde 1996, Andrew McCabe dirigiu interinamente a agência entre maio e agosto de 2017, após o titular Comey ser despedido por Trump. Ele abandonou a vice-direção em 29 de janeiro, sob pressão do presidente e de outros republicanos que o acusavam de parcialidade em favor da oposição democrata.

Na ocasião, através da porta-voz Sarah Sanders, a Casa Branca rechaçou qualquer responsabilidade na saída de McCabe. Embora a renúncia tivesse efeito imediato, ele ficaria no registro dos funcionários da polícia federal até março, por razões administrativas.

O momento escolhido para sua demissão, no entanto, parece longe de ser acidental. Em 23 de dezembro de 2017, Trump tuitava: “Vice-diretor do FBI Andrew McCabe está apressando o relógio para se aposentar com benefícios totais. Faltando 90 dias?!!!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *