O exercício físico realizado nas primeiras horas da manhã pode estimular o corpo e produzir uma sensação de bem-estar durante o dia, mas cientistas disseram nesta terça-feira que também tende a aumentar a suscetibilidade a infecções. As concentrações do hormônio do estresse, cortisol, que inibe o sistema imunológico, aumentam nos atletas que treinam cedo, e não em horas mais avançadas do dia. “Os resultados deste estudo indicam que o melhor horário para exercitar-se, ou seja, a hora do dia em que ocorre menos o efeito imunossupressor, é no início da noite”, disse Lygeri Dmitriou, da Universidade Brunel, em Isleworth, na região sudeste da Inglaterra.
No estudo, publicado no British Journal of Sports Medicine, Dmitriou e seus colegas acompanharam os efeitos dos programas de exercícios matutinos e noturnos em 14 nadadores. Os pesquisadores determinaram as concentrações do cortisol e o índice de secreção de IgA, um indicador da atividade imunológica, na saliva, depois das sessões de treinamento matutinas e noturnas, para fazer o estudo comparativo.
Os cientistas disseram que a descoberta indica que o relógio biológico de uma pessoa, o ritmo circadiano (as mudanças de ritmos biológicos que ocorrem em um ciclo de 24 horas), tem um impacto no sistema imunológico. Os pesquisadores disseram ainda que os atletas deveriam evitar o treinamento matutino especialmente depois de uma lesão ou enfermidade, e antes de alguma competição importante. “O estudo mostra que há uma diminuição circadiana de IgA nas manhãs e um aumento do hormônio do estresse cortisol, o que indica que os atletas devem evitar treinamentos matutinos”, acrescentou Dmitriou.
Exercício físico pela manhã aumenta a possibilidade de infecções
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 1 de agosto de 2002 as 06:55, por: CdB