Cerca de 30 trabalhadores ficaram presos nesta segunda-feira em uma mina de carvão da província de Shanxi, no norte da China, depois de uma forte explosão de gás metano. De acordo com o Departamento Estatal de Segurança do Trabalho, 31 operários trabalhavam no interior da galeria na mina Xing’ergou no momento da explosão. Apenas um homem conseguiu sair sem ajuda.
Dezenas de pessoas, entre funcionários locais, bombeiros e soldados do Exército, participam dos trabalhos de resgate dos mineradores. A onda expansiva da explosão também atingiu a galeria principal, deixando 14 mineradores feridos, internados nos hospitais da cidade de Datong, conhecida como a “Capital do Carvão”.
Mais de 70 pessoas morreram soterradas em um exploração de carvão ocorrida no final de março em outra explosão de gás ocorrida na mesma província. O índice de periculosidade do setor é muito alto devido à falta de equipamentos de segurança. Segundo fontes independentes, pelo menos 4 mil operários morrem anualmente na China em acidentes em minas de carvão, indústria que emprega mais de oito milhões de mineradores.