Explosões deixam mortos durante festival de Ano Novo no Afeganistão

Arquivado em: Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 21 de março de 2019 as 13:27, por: CdB

Os ataques em Cabul ocorreram durante o Nowruz, um festival persa antigo que marca o início da primavera e é celebrado por muitos afegãos.

Por Redação, com Reuters – de Cabul

Várias explosões causadas por um ataque na capital do Afeganistão durante comemorações do Ano Novo persa mataram seis pessoas e feriram 23, nesta quinta-feira, disseram porta-vozes do governo.

Janelas destruídas de prédio atingido por explosões em Cabul

Os ataques em Cabul ocorreram durante o Nowruz, um festival persa antigo que marca o início da primavera e é celebrado por muitos afegãos, mas que também enfrenta a oposição de alguns islâmicos radicais que o consideram anti-islâmico.

Surgiram relatos conflitantes sobre a causa das detonações perto do santuário de Kart-e Sakhi, situado em uma área de forte presença muçulmana xiita no oeste de Cabul.

Um porta-voz do Ministério do Interior disse que foram feitos disparos de morteiros. O Ministério da Defesa disse no Twitter que três foguetes foram disparados contra casas de civis e pessoas reunidas para o Nowruz.

Ninguém assumiu a autoria de imediato.

Janelas estilhaçadas e paredes caídas eram visíveis em casas e lojas próximas do local das explosões, e havia manchas de sangue na lateral da rua.

– Foi terrível – disse Sayed Samim Sadit, lojista que disse que ele e sua família não se feriram. “Estávamos todos sentados em casa e as janelas estouraram sobre nós”.

O morador idoso Haji Rajab Ali disse que viu duas explosões diante de si e que mais tarde acordou no hospital.

O Ministério da Defesa afegão disse que a polícia prendeu o autor dos ataques desta quinta-feira e isolou a área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *