Expo Celular lança novidades

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 19 de agosto de 2005 as 11:03, por: CdB

Fabricantes, fornecedores e operadores em atividade no país estão reunidos até esta sexta-feira em São Paulo, na Expo Celular, uma das maiores feiras do setor de telefonia móvel da América Latina. Também estão incluídas no evento as maiores multinacionais da área de telefonia móvel. Paralelamente a isto, especialistas, representantes do governo, da área acadêmica e das empresaso se reúnem no Congresso da Expo Celular, para discutir o futuro do setor no Brasil e no mundo.

O mercado de celulares no Brasil deve fechar o ano com a comercialização de 40 milhões de aparelhos, com uma acirrada concorrência dos vários fabricantes e operadoras em torno, principalmente, de um conceito-chave neste setor: a convergência de mídias e serviços. O consumidor está cada vez mais interessado em aparelhos que reúnam a função de celular, máquina fotográfica e, mais recentemente, tocador de arquivo de música baixada diretamente do computador.

De olho nas novas tendências e no consumidor da classe A, a Sony Ericsson apresentou sua nova estratégia de atuação no país. A joint-venture que reúne as gigantes nipônica e sueca na telefonia celular decidiu apostar na reprodução de música com qualidade aliada à fotografia digital com boa definição de imagem. Para isso, está lançando no Brasil uma família de produtos com a marca Walkman, criada pela própria Sony há 30 anos e que fez eclodir o conceito de “música em movimento” (primeiro com os microaparelhos que tocavam fita k-7, depois com os pequenos tocadores de CDs, seguidos dos Minidiscs, e agora com os players de MP3, cujas vendas não param de bater recordes).

Foi o lançamento do walkman que ajudou a Sony a alcançar o topo da indústria mundial eletroeletrônica. Aliar o conceito do walkman aos celulares com foto poderá ajudar o grupo a entrar de vez na briga pelo altamente rentável mercado de tocadores de MP3, liderado com folga pelo IPod, da Apple, que já tem 15 milhões de usuários e cujas vendas subiram 550% no último ano. Ao mesmo tempo, a Sony Ericsson busca ampliar seu poder de fogo na competição com outros gigantes na área de telefonia móvel, como a finlandesa Nokia e a americana Motorola.