O ex-piloto de Fórmula 1 Aguri Suzuki revelou nesta terça-feira que está por trás da tão falada escuderia que a Honda quer inscrever na Fórmula 1 já para a próxima temporada, elevando para 11 o número de times da categoria.
Suzuki já se inscreveu perante a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e iniciou conversas com o piloto Takuma Sato, que perdeu seu posto na BAR para o brasileiro Rubens Barrichello.
Apesar de já ter iniciado os procedimentos básicos, a resposta da FIA deve sair apenas em dezembro.
E mesmo assim, Suzuki admite que será uma corrida contra o tempo para alinhar no grid da próxima temporada.
Em uma coletiva de imprensa realizada em Tóquio, no Japão, Suzuki confirmou que o acordo com a Honda já está em andamento. A montadora deverá fornecer seus novos motores V8 para a equipe. Os pneus serão Bridgestone.
O novo time, que deverá se chamar Super Aguri F-1, trabalhará na antiga fábrica da Arrows, em Osfordshire, na Inglaterra, onde os chassis da Aguri serão construídos. A sede do time será em Tóquio.
O exato nível de envolvimento da Honda ainda permanece obscuro, apesar de Suzuki ter admitido que boa parte do projeto foi assistida por seus engenheiros.
Especulava-se que o time seria uma segunda BAR, com todas as partes do carro sendo fornecidas pela escuderia.
No entanto, isso iria contra o regulamento da categoria, que diz que todas as equipes têm que construir seu próprio chassi.
Durante a última semana, o presidente da BAR, Nick Fry, declarou que o papel da BAR será de suporte para a Aguri.
– Estrear na F-1 é um grande passo. Requer contratação de muitas pessoas, detalhes logísticos e compra de muitos equipamentos. O que estamos fazendo com a nova equipe é auxiliar exatamente no que precisa ser feito entre agora e o início da próxima temporada – afirmou.
Assumindo que o pedido de inscrição da Aguri seja aceito pela FIA, a apresentação oficial do time é esperada para o início de 2006.