Fabiola da Silva participará de campeonato em Porto Alegre

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 12 de maio de 2004 as 19:23, por: CdB

A etapa de abertura do Circuito Nescau Radical, programada para este final de semana, em Porto Alegre, ficou ainda mais forte. A disputa profissional de patins in-line contará com a presença da paulista Fabiola da Silva, de 24 anos, número um do mundo, sete vezes medalha de ouro nos X-Games e que no final de semana foi vice-campeã dos X-Games Latino-Americanos, no Rio de Janeiro. Fabiola junta-se a Vinícius Rosa, o Viba, ganhador no final de semana, e Mateus Matiello, terceiro colocado, como grandes atrações da competição, que vai ser realizada no ginásio da Brigada Militar, com entrada franca ao público.

Para a patinadora, que estará representando o país nos X-Games dos EUA em agosto, ao lado de Viba, o esporte só tem a ganhar com a realização do Circuito Nescau Radical. “O patins in-line vem crescendo nos últimos anos e quanto maior o número de eventos, melhor para a modalidade. Teremos os melhores do país reunidos em Porto Alegre, o que faz prever um torneio bastante disputado”, explica Fabiola, que começou a patinar aos 12 anos e em 1996 ganhou seu primeiro título nos X-Games.

Ela também destaca a qualidade dos brasileiros. “Talento nós temos de sobra. O que falta é maior apoio e uma disputa como esta pode mostrar isso para todo o país. Fiquei muito feliz com a vitória do Viba no Rio, pois ele vem batalhando por isso há muito tempo. Da minha parte, tenho treinado forte para poder fazer tudo certo, pois no nível que está o esporte você não pode errar nada na sua apresentação”, destaca.

Com o número reduzido de mulheres, Fabiola passou a disputar com os homens a partir de 2000. Nem isso impediu que ela se destacasse, ficando sempre entre os melhores de qualquer competição. Para ela, não há preconceito pelo fato de ser mulher e todo mundo se ajuda. “Essa fase existiu, mas já passou. Todos são unidos e procuram se ajudar sempre. Há outra boa competidora de vertical (manobras no half pipe) que é a Ayumi Kawazaki, mas ela não compete muito”, explica.

Amadores

Além da disputa de patins in-line para profissionais, a etapa gaúcha do Circuito Nescau Radical ainda terá as competições amadoras de bike, skate e patins in-line, street e vertical. As inscrições acontecem na sexta-feira e, dependendo do número de participantes, as primeiras eliminatórias devem acontecer no mesmo dia.

Estão previstas quatro etapas, entre maio e setembro, com a final em São Paulo, em outubro. A programação de cada etapa é a seguinte: 15 e 16 de maio, Porto Alegre (RS), patins in-line vertical; 29 e 30 de maio, Curitiba (PR), bike street; 03 e 04 de julho, Belo Horizonte (MG), skate vertical; 04 e 05 de setembro, Ribeirão Preto (SP), in-line street e bike vertical; 09 e 10 de outubro, final em São Paulo, in-line vertical, bike vertical, skate vertical, bike street e in-line street.