A fábrica que pertenceu a Oskar Schindler – o homem que salvou centenas de judeus poloneses durante a Segunda Guerra Mundial – deve ser transformada num museu de arte. O anúncio foi feito pela prefeitura de Cracóvia.
Schindler – cuja história ficou conhecida mundialmente com o filme de Steven Spielberg A Lista de Schindler, em 1993 – construiu uma fábrica durante a guerra e empregou judeus, evitando que eles fosse enviados a campos de extermínios pelos nazistas.
Segundo estimativas, ele salvou a vida de 1,2 mil judeus. O museu terá mostras de arte moderna e uma exposição permanente dedicada ao dono da fábrica.
– A criação de um museu nesta fábrica histórica faz parte da reabilitação da zona industrial de Zablocie – disse o vice-prefeito de Cracóvia, Tadeusz Trzmiel.
As autoridades locais esperam obter um financiamento de 1,15 milhão de euros da União Européia para o projeto, que pode ser aprovado ainda este ano. A ações de Schindler e de sua mulher para ajuda os judeus não permaneceram desconhecidas até o filme de Spielberg, que venceu vários Oscars.
O filme retrata como Schindler convenceu um comandante de um campo de concentração nazista de que os prisioneiros judeus eram necessários para o trabalho em sua fábrica de panelas.Oskar Schindler morreu em 1974, aos 66 anos de idade.
Fábrica de Schindler vai virar museu na Polônia
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 30 de junho de 2005 as 14:20, por: CdB