Falhas em ondas cerebrais podem explicar sintomas da esquizofrenia

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 11 de novembro de 2004 as 03:05, por: CdB

Cientistas americanos identificaram falhas em ondas cerebrais que podem explicar os sintomas da esquizofrenia, segundo o estudo feito pela equipe da Escola de Medicina de Harvard e publicado na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences“.

Os pesquisadores examinaram os padrões de ondas cerebrais de 20 pessoas com esquizofrenia e 20 voluntários sem o problema. Eles constataram que as células que processam impressões sobre ambientes e impressões sobre pessoas são menos ativas em esquizofrênicos.

Os participantes do estudo tiveram que olhar para imagens que continham círculos. Em uma imagem, as quatro figuras foram arranjadas de forma a sugerir que havia um quadrado no centro. Pediu-se que os participantes pressionassem um botão para mostrar se percebiam ou não o quadrado. Ao mesmo tempo, cientistas monitoraram as ondas cerebrais dos participantes.

Os dois grupos conseguiram reagir às imagens em um segundo, mas aqueles com esquizofrenia cometeram mais erros e demoraram cerca de 200 milésimos de segundo a mais para processar a imagem.