Federação de boxe suspende alguns árbitros e juízes na Rio 2016

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 17 de agosto de 2016 as 13:18, por: CdB

Após 239 disputas olímpicas, a federação informou que algumas das decisões não possuíam nível esperado

Por Redação, com Reuters – do Rio de Janeiro:

 

A Associação Internacional de Boxe Amador suspendeu alguns juízes e árbitros dos Jogos Rio 2016 após revisão das decisões de lutas olímpicas.

Após 239 disputas olímpicas, a federação informou que algumas das decisões não possuíam nível esperado.

Lutadores durante combate na Rio 2016
Lutadores durante combate na Rio 2016

– Os árbitros e juízes em questão não irão mais arbitrar nos Jogos Olímpicos Rio 2016 – informou o órgão, acrescentando que os resultados de todas as disputas serão mantidos.

Remador da Bulgária

O remador búlgaro Georgi Bozhilov voltou para casa nesta quarta-feira, depois de participar da Olimpíada do Rio, negando ter agredido camareiras na Vila Olímpica, no que contou com o apoio da delegação da Bulgária.

A polícia acusou o atleta de 27 anos, que terminou em nono lugar na prova masculina de skiff duplo com o colega de equipe Kristian Vasilev, de agredir as camareiras com um cabo de vassoura e sufocar uma delas.

Bozhilov e a delegação búlgara negaram ter havido qualquer confronto físico, mas disseram ter desconfiado dos funcionários locais da Vila Olímpica por terem sido vítimas de roubos repetidos de pertences pessoais.

Bozhilov afirmou que ele e Vasilev pediram às camareiras que saíssem porque não as queriam no local.

– Várias empregadas estavam sentadas no nosso quarto, era óbvio que não estavam se preparando para limpar, e eu lhes pedi para sair – disse Bozhilov à rede Nova TV da Bulgária pouco depois de sua chegada.

– Elas só falam português, e tentamos lhes mostrar que queríamos que elas saíssem do quarto usando gestos.

Ele negou ter recorrido à força física.

– Pouco tempo depois disso, uma das mulheres se queixou à administração do bloco de que havia sido ‘submetida a uma agressão’, o que não correspondeu à verdade – disse a delegação em um comunicado.

Bozhilov e Vasilev não foram presos e tiveram permissão de voltar para seu país.

Lutador irlandês

O lutador irlandês Michael Conlan atacou a Associação Internacional de boxe (Aiba), a chamando de “corrupta”, na terça-feira, numa reclamação ofensiva contra os juízes depois de perder para o russo Vladimir Nikitin nas quartas de final.

Dizendo-se roubado e prometendo nunca mais lutar de novo numa competição organizada pela Aiba, o campeão mundial também acusou a Rússia de influenciar os juízes.

– A Aiba é simplesmente corrupta. Eles roubaram o meu sonho olímpico – disse o irlandês à imprensa após perder por pontos numa decisão unânime, que, para alguns observadores, pareceu não corresponder ao que eles haviam visto.

– Obviamente a Rússia não pode se dopar desta vez, e então eles obviamente estão pagando muito mais para os juízes – completou ele.

Um porta-voz da Aiba disse que Conlan era um campeão que veio para o Rio com grandes expectativas e compreensivelmente estava frustrado com a derrota.

– Depois, é o julgamento pessoal dele – afirmou. “Tudo que eu posso dizer é que a Aiba está se empenhando por um campo de jogo limpo e equilibrado.”