Federer permaneceu por apenas 62 minutos em quadra na Rod Laver Arena até garantir sua vaga na decisão contra o croata Marin Cilic, que derrotou outro novato, Kyle Edmund
Por Redação, com Reuters – de Melbourne:
Um implacável Roger Federer deu uma verdadeira aula a Chung Hyeon até o sul-coreano abandonar o jogo por bolhas nos pés quando perdia por 6-1 e 5-2 na semifinal do Aberto da Austrália, nesta sexta-feira.

Federer permaneceu por apenas 62 minutos em quadra na Rod Laver Arena até garantir sua vaga na decisão contra o croata Marin Cilic; que derrotou outro novato, Kyle Edmund, na quinta-feira.
O suíço de 36 anos, atual campeão em Melbourne, dominou o adversário número 58 do mundo desde o primeiro game; conseguindo uma quebra de imediato e repetindo o feito duas vezes para fechar o primeiro set em apenas 33 minutos.
Quando Chung confirmou o serviço para empatar em 1-1 na segunda parcial; o público aplaudiu entusiasmado na esperança de acompanhar uma clássica batalha de gerações.
No entanto, o sul-coreano de 21 anos simplesmente não teve resposta ao domínio de Federer; que abriu 3-1 com mais uma quebra.
Chung solicitou atendimento médico pouco depois devido a bolhas no pé; que pareceram acabar com suas esperanças de se tornar o primeiro sul-coreano a alcançar uma final de Grand Slam.
Ele ainda conseguiu vencer mais um game, mas sua movimentação estava claramente comprometida e acabou jogando a tolha; deixando a quadra sob aplausos e algumas vaias.
Grand Slam
Federer, que chega à final de um torneio do Grand Slam sem perder um set pela sexta vez na carreira, é o grande favorito para vencer Cilic e conquistar seu 20º título dos principais torneios no domingo.
Ele venceu o croata na final de Wimbledon do ano passado, quando Cilic também sofreu com bolhas nos pés.
Federer elogia presença de novos rostos nas semifinais
O atual campeão do Aberto da Austrália, Roger Federer, elogiou o surgimento de novos desafiantes, depois que jogadores não cabeças de chave avançaram às semifinais do torneio pela primeira vez em quase 20 anos.
O suíço, 19 vezes campeão de torneios de Grand Slam, enfrentou o sul-coreano Chung Hyeon, de 21 anos, em uma semifinal, enquanto o britânico Kyle Edmund, de 23 anos, encarou o ex-campeão do Aberto dos Estados Unidos Marin Cilic em outra.
A última vez que tantos rostos pouco familiares alcançaram as semifinais em Melbourne foi em 1999; quando Tommy Haas, Thomas Enqvist e Niclas Lapenti avançaram.
– Eu acho que é uma coisa boa. Eles conseguiram se mexer. Eu acho decepcionante quando o sucesso deles chega aos 27 anos; porque então conhecemos eles por sete anos, digamos – disse Federer, de 36 anos; a repórteres após derrotar Tomas Berdych nesta quarta-feira.
– Eu gosto quando não conhecemos os caras. Eu mal conheço Chung. Eu mal falei com ele. Eu tive um evento da Nike com Edmund em Londres. É basicamente isto.
Federer espera que as partidas masculinas sejam mais imprevisíveis com uma mudança para 16 cabeças de chave; ao invés de 32, em torneios de Grand Slam.
– Nós gostamos de nossas rivalidades que existem no circuito. Novos nomes são bons, de tempos em tempos, para o circuito. Eu acho que no próximo ano; quando teremos 16 cabeças de chave, será bem diferente – disse Federer, que alcançou sua 43ª semifinal de torneio de Grand Slam e é favorito para vencer seu 20º torneio de Grand Slam.