Feema libera água dos rios Pomba e Paraíba do Sul para captação

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 7 de abril de 2003 as 23:04, por: CdB

A Feema liberou nesta segunda-feira (07/04) a captação das águas dos rios Pomba e Paraíba do Sul nos municípios afetados pelo desastre ambiental no Norte-Noroeste do Estado para as estações de tratamento. A liberação foi baseada nas análises da qualidade das águas, que vêm sendo realizadas há 15 dias, quando ocorreu o vazamento de rejeitos químicos da empresa Cataguazes, em Minas Gerais.

Por determinação da governadora Rosinha Garotinho, o consumo de água para a população só será autorizado após análise e divulgação do resultado dos testes, que serão feitos pela Secretaria de Saúde.

A Feema alerta que os metais pesados encontrados nas amostras do material coletado estão dentro dos parâmetros estabelecidos por lei, não oferecendo portanto riscos para a saúde. A presidente da Feema, Isaura Fraga, ressaltou que as águas dos rios Pomba e Paraíba do Sul não estão liberadas para uso na irrigação, agricultura ou para o consumo por animais.

A Feema manterá o monitoramento sistemático, com a realização de amostragens de hora em hora, para a determinação de cor, turbidez, resíduos totais e resíduos não filtráveis totais, PH e condutividade, como forma de detectar ainda possíveis alterações na qualidade da água.

Também serão feitas coletas três vezes ao dia para a realização de análises físico-químicas, detecção de metais, toxicidade e orgânicas, ao longo dos rios Pomba e Paraíba do Sul, nas estações de amostragem próximas às tomadas d’água.

O laudo completo do acompanhamento da qualidade da água nos rios Pomba e Paraíba do Sul estará disponível nesta terça-feira (08/04) no site da Feema.