Fifa propõe até cinco substituições por partida temporariamente

Arquivado em: Destaque do Dia, Esportes, Futebol, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 27 de abril de 2020 as 13:41, por: CdB

A Fifa propôs que as equipes possam fazer até cinco substituições por partida, em vez das três usuais, como medida temporária para ajudar a lidar com o possível calendário congestionado em consequência da paralisação.

Por Redação, com Reuters – de Berna/Paris

A Fifa propôs que as equipes possam fazer até cinco substituições por partida, em vez das três usuais, como medida temporária para ajudar a lidar com o possível calendário congestionado em consequência da paralisação do futebol devido ao surto de covid-19.

Gabriel Jesus substitui Sergio Agüero em partida entre Manchester United e Manchester City
Gabriel Jesus substitui Sergio Agüero em partida entre Manchester United e Manchester City

O futebol está suspenso desde meados de março, e muitas ligas e federações ainda esperam concluir a temporada, mas, para isso, terão de concentrar as rodadas em um período mais curto do que o habitual quando o esporte for reiniciado.

A proposta de mais substituições teria que ser aprovada pela organização reguladora de futebol Ifab e a decisão final caberia aos organizadores da competição, informou a entidade que comanda o futebol mundial em comunicado por email à agência inglesa de notícias Reuters.

“Uma preocupação a esse respeito é que a frequência de partidas acima do normal pode aumentar o risco de possíveis lesões devido a uma sobrecarga”, acrescentou a Fifa.

Cada equipe

“Cada equipe teria a possibilidade de usar até cinco substituições durante a partida, com a possibilidade de uma substituição adicional durante a prorrogação”, explicou.

A Fifa acrescentou que as substituições teriam que ser feitas em no máximo três momentos do jogo, mais o intervalo.

A medida se aplicaria a esta temporada e a próxima temporada, além de todos os jogos internacionais até 31 de dezembro do próximo ano.

Futebol francês

O futebol francês pode recomeçar a temporada em junho com duas finais de copa, propôs o presidente da Federação Francesa de Futebol, Noel Le Graet, na sexta-feira.

Le Graet disse que a final da Copa da França entre Paris Saint-Germain e St Étienne poderia ser disputada em 13 ou 20 de junho, seguida pela decisão da Copa da Liga Francesa entre PSG e Olympique de Lyon três dias depois.

Ele sugeriu que esta seria a maneira apropriadamente simbólica de retomar o futebol profissional após sua suspensão no mês passado por causa da pandemia de covid-19.

– Ofereceria uma boa imagem tanto para o futebol profissional quanto para o amador – disse Le Graet aos repórteres após a reunião da liga profissional francesa na sexta-feira.

– O reinício do campeonato ainda está para ser decidido, mas podemos mudar o calendário um pouco para disputar as finais das copas primeiro.

– Minha proposta não foi refutada, então considero que, até que alguém me diga não, é um sim.

A retomada do Campeonato Francês foi marcada provisoriamente para 17 de junho, mas Le Graet reconheceu que isso dependerá da aprovação do governo.

– Os ministros têm a chave para o recomeço, mas o desejo da liga e dos clubes é recomeçar – acrescentou.

– Temos que colocar tudo em ordem para tentar retomar a temporada, o que é uma prioridade que foi enfatizada pelo comitê executivo da Uefa na quinta-feira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *