O capitão da seleção portuguesa, Luis Figo, está liberado para jogar contra a Inglaterra nas quartas-de-final da Copa do Mundo após a Fifa ter dito que não iria converter em vermelho o cartão amarelo que recebeu por dar uma cabeçada em um jogador holandês.
Embora o árbitro russo Valentin Ivanov não tenha visto o incidente em que Figo deu uma cabeçada no holandês Mark van Bommel, no domingo, um de seus assistentes o alertou da agressão de Figo e o juiz mostrou cartão amarelo para o português.
Quando questionado na segunda-feira se a Fifa iria rever o incidente e impor uma punição mais dura, o diretor de comunicações da entidade, Markus Siegler, afirmou que o cartão amarelo não seria alterado.
– Ele foi punido imediatamente pelo árbitro. A súmula do árbitro chegou na noite passada e foi analisada por pessoas relevantes, mas é muito improvável que algo vá acontecer, pois ele já foi punido. O comitê só pode agir em assuntos disciplinares que não foram observados pelos árbitros.
Quatro jogadores foram expulsos na partida de domingo, e Figo estava entre os outros oito atletas que receberam cartão na partida disputada em Nuremberg, que Portugal venceu por 1 x 0.
Os portugueses enfrentarão a Inglaterra em Gelsenkirchen, no sábado, por uma vaga nas semifinais.