Filipinas realiza eleições gerais

Arquivado em:
Publicado Domingo, 09 de Maio de 2004 às 22:59, por: CdB

Os quase 215 mil colégios eleitorais das Filipinas abriram, nesta segunda-feira, suas portas às 7h (20h de domingo) para a realização das eleições gerais no país.

Os filipinos escolherão seu presidente, vice-presidente, 12 senadores dos 24 que formam a câmara alta, 212 congressistas e mais de 17 mil cargos locais e regionais.

O início da jornada eleitoral nas Filipinas foi marcada pelo triste número de quase uma centena de mortos nos dias prévios à disputa.

As últimas mortes envolvendo as eleições ocorreram ontem à noite em Manila, quando um desconhecido atirou uma granada contra a sede eleitoral do candidato a prefeito desta cidade, Erico Echiverri.

No incidente morreram o coordenador do comitê de campanha do candidato à Prefeitura e um jovem não identificado, segundo a imprensa local.

Um total de 43,3 milhões de filipinos, 5,9 milhões em Manila, devem ir às urnas em uma disputa eleitoral na qual a presidenta Gloria Macapagal Arroyo e o ator de cinema Fernando Poe disputam a chefatura do Estado.

Embora pesquisas apontem que Macapagal Arroyo possui sete pontos de vantagem sobre Poe, a presença de doze milhões de eleitores indecisos (um quarto dos eleitores registrados) dificulta qualquer prognóstico sobre um eventual vencedor.

Estas serão as primeiras eleições presidenciais desde a destituição do ex-chefe de Estado Joseph Estrada, em 2001, por corrupção.

A Constituição das Filipinas não permite que um presidente, que tem um mandato de seis anos, seja candidato à reeleição, mas neste Gloria Macapagal Arroyo poderá fazê-lo porque não foi escolhida pelo voto dos cidadãos.

A atual governante chegou ao poder em janeiro de 2001 depois de uma revolta popular pacífica, apoiada pelo Exército, pela Igreja católica e pelo setor empresarial, que forçou a saída de Joseph Estrada, atualmente preso por corrupção.

Com carências tecnológicas e uma votação baseada em papéis, na qual os eleitores escrevem à mão os nomes dos candidatos, os resultados da disputa neste arquipélago asiático formado por mais de 7.100 ilhas não serão conhecidos até dentro de algumas semanas.

Os colégios eleitorais fecharão suas portas às 15.00 horas locais (4h de Brasília).

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo