O próximo fim de semana vai ficar exatamente uma hora mais curto. À meia-noite de sábado terá início o horário de verão e os relógios deverão ser adiantados em uma hora. Para quem vai viajar à meia-noite de sábado e já está com as passagens compradas, é conveniente se informar com as empresas para evitar transtornos.
A medida é válida para os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O horário de verão termina à meia-noite do dia 18 de fevereiro de 2006. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, durante o horário de verão, o país deixa de consumir 2.340 megawatts no horário de pico, entre 19h às 22h – uma redução entre 4% a 5% do consumo normal.
Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país a redução esperada é de 1.800 megawatts. A economia é equivalente à soma da demanda da região metropolitana de Belo Horizonte e da cidade de Florianópolis. Criado em 1931, o horário de verão foi instituído nove vezes até 1967. Ressurgiu em 1985 e passou a ser implantado anualmente no país.