Flamengo inicia temporada com nova fisolofia de trabalho

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 10 de janeiro de 2005 as 11:35, por: CdB

Com muitas mudanças implantadas e outras em curso – da diretoria do futebol ao elenco (ainda incompleto), passando pela comissão técnica – o Flamengo iniciou nesta segunda-feira a temporada 2005 com a apresentação de seus jogadores e a expectativa da retomada gradativa de períodos menos conturbados e também de paz e amor com a torcida.

Organizado, com seus arquivos e fichas atualizadas, metódico, detalhista e estudioso do futebol, o treinador  Julio César Leal é adepto de normas de conduta e de disciplina. Ele as registrou no livro “Futebol, Arte e Ofício”, cujos conceitos seguem vigentes, segundo ele.

Com elas, Leal prepara a cartilha flamenguista. Até os membros da comissão técnica terão a sua, na qual cada um conhecerá os limites de suas atribuições. Não se trata de uma forma de linha dura. Pelo contrário, o objetivo do treinador é ver respeitados valores e conceitos para obter uma integração total entre os mais variados setores do Flamengo.

– Com harmonia, disciplina e união fica mais fácil o trabalho ser bem-sucedido -, disse Leal, que acredita no planejamento como melhor forma de obter resultados.

O Flamengo fará a sua estréia no Campeonato Carioca no dia 23, contra o Olaria, no Maracanã. Nesta terça-feira, a delegação, com 22 jogadores, segue para a pré-temporada em Volta Redonda, onde fica até o dia 22.

O Flamengo não pensou pequeno na hora de preparar a lista de contratações para a temporada. A relação de prioridades continha alguns nomes que possivelmente deixariam a torcida em alvoroço. Mas, a diretoria esbarrou na dificuldade financeira atravessada pelo clube em 2004 para concretizá-la, e não houve acordo nas investidas.

O ataque dos sonhos, por exemplo, seria formado pela dupla campeã brasileira de 2001 pelo Atlético-PR: Alex Mineiro e Kléber. Alex, que atuou no Atlético-MG no ano passado e cujos direitos pertencem ao clube paranaense, foi apontado por Andrade como um dos jogadores que mais causaram embaraço à defesa do Flamengo no Brasileiro. Já Kléber está no México.