Fleischer deixa o cargo de porta-voz em um dia difícil para a Casa Branca

Arquivado em:
Publicado Segunda, 14 de Julho de 2003 às 14:29, por: CdB

Ari Fleischer deixou nesta segunda-feira o cargo de porta-voz da Casa Branca em um dos dias mais complicados do governo desde que assumiu, em janeiro de 2001.

Fleischer teve um dia agitado defendendo os argumentos do governo do presidente George W. Bush para ir à guerra com o Iraque. O ex-porta-voz dava razão à afirmação do governante, no discurso sobre o Estado da União de janeiro passado, que o Iraque tentava comprar urânio em Níger.

Essa declaração foi baseada em relatórios da espionagem britânica que, por sua vez, se fundamentavam em documentos que resultaram ser falsos. O contato entre Fleischer e os jornalistas que cobrem o dia-a-dia da Casa Branca foi muito mais tenso que o habitual.

Em uma ocasião, o porta-voz disse que as acusações que o Governo utilizou informação falsa para justificar a invasão do Iraque são "um punhado de tolices". Apesar de a conferência desta segunda ter sido muito mais combativa que o habitual por parte dos jornalistas, Fleischer conseguiu manter a compostura.

O tom da conferência chegou a tal ponto que um jornalista lhe perguntou, com ironia, se o dia reforçava ainda mais sua determinação em deixar o cargo.

- Reforça minha decisão de escrever um livro - afirmou Fleischer, que será substituído a partir desta terça por seu atual adjunto, Scott McClellan. O porta-voz fez um longo discurso de despedida, no qual agradeceu a todos, desde as telefonistas da Casa Branca até os agentes do Serviço Secreto que zelam pela segurança dos altos funcionários do Governo.

No sábado passado, ao voltar junto com Bush da viagem pela África que durou uma semana, Fleischer foi molhado pelas mangueiras do serviço de combate de incêndios da base aérea de Andrews (Maryland), de onde partem dos vôos oficiais dos integrantes da Casa Branca.

"Encharcar" o porta-voz que está de saída depois de sua última viagem no Air Force One (avião presidencial) é uma tradição entre os encarregados da brigada anti-incêndio na base.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo