Floresta Amazônica tem área desmatada do tamanho da França

Arquivado em:
Publicado Quinta, 17 de Julho de 2003 às 09:57, por: CdB

O desmatamento desordenado para fins agrícolas ou simples exploração de madeira abriu na Floresta Amazônica rombo com área superior à da França nas últimas décadas. A informação é do secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, João Capobianco. Entre 2001 e 2002, o índice de desmatamento teve um acréscimo de 40%. Dados como estes deixam o Brasil sem ter o que comemorar o dia de proteção às florestas, celebrado nesta quinta-feira no país.

Em entrevista ao programa Amazônia Notícias, da Rádio Nacional, Capobianco disse que o quadro de devastação da área nativa no Brasil enfrenta um problema cultural e de conscientização dos grupos ligados às florestas. O secretário enumerou as ações do Ministério para o combate ao problema e deu ênfase a dois pontos: a viabilização do uso sustentável da floresta e a conscientização dos produtores rurais para que as áreas não sejam destruídas para uso agrícola.

O secretário lamentou que, se não bastasse a devastação, boa parte do que é desmatado não se transforma em área produtiva permanente. Caso ações enérgicas de governo não sejam adotadas, o índice de desmatamento poderá ficar em 2003 superior aos 25,5 mil quilômetros quadrados estimados, o que já é escandaloso. A taxa de 2002 ficou de 21 mil quilômetros quadrados, o equivalente a mais de 5 milhões de campos de futebol.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo