Força Nacional reforça segurança para a final da Copa

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 9 de julho de 2014 as 12:50, por: CdB
Segundo o Ministério da Justiça,  há mais equipes de prontidão que poderão ser deslocadas para o Rio
Segundo o Ministério da Justiça, há mais equipes de prontidão que poderão ser deslocadas para o Rio

Por causa da final da Copa do Mundo no Estádio do Maracanã no próximo domingo, o contingente da Força Nacional que atua no Rio de Janeiro foi reforçado para a última semana do Mundial. A atuação da força federal faz parte do planejamento operacional integrado para as cidades-sede da Copa, definido pelos ministérios da Justiça e da Defesa.

Segundo o Ministério da Justiça,  há mais equipes de prontidão que poderão ser deslocadas para o Rio. Os homens da Força Nacional fizeram patrulhamento na Linha Amarela, na Linha Vermelha, no Viaduto Paulo de Frontin, na zona norte; no Túnel Rebouças, na Autoestrada Lagoa da Barra, na Avenida Niemeyer, na Zona Sul; e na Avenida Francisco Bicalho, na zona portuária.

As equipes atuaram também nas estações de metrô da Praça Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo, Copacabana, na Zona Sul; Saens Peña e São Francisco Xavier, na Zona Norte; Carioca, Cidade Nova e Central do Brasil, no Centro.

Confusão na Fifa Fan Fest

Sete pessoas foram encaminhadas à 12ªDelegacia de Polícia (DP), em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, depois de uma confusão na área da Fifa Fan Fest, na orla do bairro. A Polícia Militar (PM) informou que as detenções foram por furtos, e descartou a ocorrência de quebra-quebra e arrastão no local.

De acordo com a polícia, a confusão começou com uma briga, e houve muita correria, pela Rua República do Peru, de moradores e torcedores, que estavam na área do evento. A PM informou também que as ocorrências ainda estão sendo registradas, e não está afastada a possibilidade de mais prisões em outras delegacias.

Apesar da negativa da PM sobre arrastões e tumulto no local,  alguns torcedores que estavam na Fan Fest ou nos arredores do evento relataram que houve confusão durante o jogo. O funcionário público Cláudio Gonçalves Mendes, que foi com a família ao local, disse que presenciou uma sequência de assaltos e tumulto entre os torcedores. “Teve arrastão, roubaram bolsas. Foi um quebra-quebra de cadeira, um corre-corre. Veio um pessoal correndo, minha mulher correu”, contou.

A torcedora Ivi Miranda, que estava do lado de fora da Fifa Fan Fest disse que não chegou a presenciar nenhuma confusão, mas se afastou após ver algumas pessoas saírem correndo do local. “Todo mundo saiu correndo porque teve briga, vimos o pessoal sair e saímos também porque ficamos com medo”.