Forças de segurança reabrem entrada de importante porto do Irã

Arquivado em: Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado sexta-feira, 22 de novembro de 2019 as 11:35, por: CdB

Forças de segurança reabriram a entrada do porto de Umm Qasr, o principal do Iraque no Golfo Pérsico, nesta sexta-feira.

Por Redação, com Reuters – de Basra

Forças de segurança reabriram a entrada do porto de Umm Qasr, o principal do Iraque no Golfo Pérsico, nesta sexta-feira, depois de dispersarem à força manifestantes que bloqueavam o acesso ao local desde segunda-feira, disseram autoridades portuárias à agência inglesa de notícias Reuters.

Porto iraquiano de Umm Qasr Port, ao sul de Basra
Porto iraquiano de Umm Qasr Port, ao sul de Basra

Empregados conseguiram entrar no porto, mas as operações normais ainda não foram retomadas, disseram as fontes.

Pelo menos 329 pessoas foram mortas desde o início dos protestos em massa em Bagdá e no sul iraquiano em outubro, os maiores desde a queda de Saddam Hussein em 2003.

Os manifestantes estão exigindo a derrubada de uma classe política vista como corrupta e comprometida com interesses estrangeiros. Insatisfeitos com as promessas de reformas do governo, que consideram insuficientes, muitos passaram a adotar táticas de desobediência civil.

Operações

Eles já haviam interditado Umm Qasr entre 29 de outubro e 9 de novembro, com exceção de uma breve retomada das operações durante três dias.

O porto recebe importações de grãos, óleos vegetais e açúcar, remessas que alimentam um país muito dependente de comida importada.

O bloqueio inicial custou mais de US$ 6 bilhões ao Iraque só na primeira semana, disse um porta-voz do governo à época.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *