Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Volta Redonda reúne 20 municípios

Arquivado em: Destaque do Dia, Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado domingo, 14 de maio de 2023 as 12:13, por: CdB

Municípios e empresas compartilharam soluções para melhorar a prestação dos serviços públicas. Foi o primeiro evento presencial realizado pela Rede Cidade Digital (RCD) no Estado do Rio de Janeiro.

Por Redação – do Rio de Janeiro

Impulsionada pela pandemia de covid-19, a transformação digital passou a ser uma das principais pautas nas cidades. Nos municípios da Região Metropolitana do Rio e Sul Fluminense, soluções que visam aumentar a eficiência das administrações municipais foram tratadas por prefeitos, gestores e servidores de 20 municípios que participaram, na quinta-feira, do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Volta Redonda.

Municípios e empresas compartilharam soluções para melhorar a prestação dos serviços públicas

Foi o primeiro evento presencial realizado pela Rede Cidade Digital (RCD) no Estado do Rio de Janeiro. O encontro foi promovido por meio de uma parceria entre a RCD e a prefeitura de Volta Redonda, no Centro Universitário Geraldo Di Biase. “A essência da Rede Cidade Digital é reunir gestores públicos para compartilhar boas práticas que possam inspirar outras localidades, trazendo informações capazes de transformar as cidades, de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse o diretor da RCD, José Marinho.

O prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, destacou a importância do Fórum visando fomentar a inovação nos municípios da região. “Volta Redonda se sente honrado de estar recebendo esse primeiro fórum. Sabemos hoje, mais do que nunca, que se não investir na tecnologia, nas pessoas, você não vai a lugar nenhum”, ressaltou o prefeito.

Entre as ações da cidade sede, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Fernando Lee, reforçou a necessidade de se explorar as potencialidades do 5G na implantação das cidades inteligentes e a adoção de ações voltadas para a inovação que visam ampliar a matriz econômica da cidade. Entre elas, Lee destaca a criação da diretoria de inovação e a regulamentação do ambiente sandbox, que permite que startups testem soluções no ambiente real.

Resende é outro município carioca que colocou o fomento à inovação como prioridade na gestão a partir de 2017. Uma fábrica de softwares é um dos destaques da Prefeitura Municipal, conforme o prefeito Diogo Balieiro Diniz. “Acredito que nesse ano vamos ter um salto de serviços digitais”.

Angra dos Reis é outro município destaque na modernização da gestão municipal. Uma Parceria Público-Privada (PPP) de iluminação pública vem servindo de base para a aplicação de soluções inteligentes.

Angra dos Reis

De acordo com o secretário de Planejamento e Parcerias de Angra dos Reis, André Luís Pimenta, o município mapeou serviços não explorados pelo poder público que poderiam gerar receitas para empresas. Integram esse grupo o estacionamento rotativo e a malha de fibra óptica que vão resultar, em contrapartida para a cidade, em serviços como internet gratuita em espaços públicos e o monitoramento com câmeras de reconhecimento facial. “A gente tem feito uma transformação. Em dois anos todas essas aplicações estarão implantadas no município”, informou o secretário.

Também apresentaram inovações o Diretor Presidente da MultiRio – Empresa Municipal de Multimeios do Rio de Janeiro, Paulo Roberto de Mello Miranda, e os prefeitos de Teresópolis, Vinicius Claussen, e de Quatis, Aluísio D’Elias. “Em três anos de implantação, o município chegou a 92% de resolutividade simplesmente fazendo a gestão dos dados”, afirmou o prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, ao apresentar detalhes da ouvidoria digital implantada dentro do programa Terê Gov Digital. “Você só investe em tecnologia se algo te gerar economicidade”, destacou o prefeito de Quatis, Aluísio D’Elias, ao falar sobre a implantação de luminárias LED na cidade e o projeto de energia fotovoltaica. “A nossa meta é chegar até o final do nosso mandato em 2024 com 90% de consumo gerado por fotovoltaica”, completou o prefeito de Quatis.

Prefeitos Inovadores  

Durante o Fórum, oito prefeitos também foram homenageados pela Rede Cidade Digital pela implantação de projetos que tenham a tecnologia como base para melhorar a eficiência do atendimento à população (confira a relação abaixo).

Prefeitos Inovadores Rio e Sul Fluminense 2023

Munícipio

Prefeito

Projeto

Teresópolis/RJ

 Vinicius Claussen 

Regulamentação do SandBox do Município

Resende/RJ

Diogo Balieiro Diniz

Desenvolvimento da Plataforma de Gestão de Educacional Municipal (PGEM)

Barra do Piraí/RJ

Mario Reis Esteves

Criação do Projeto ”1 Tablet por Aluno”

Quatis/RJ                                          

Aluísio D’Elias                                                                                                                

Implantação de Iluminação de LED em vários pontos da Cidade

Vassouras/RJ

Severino Ananias Dias Filho

Projeto “Vassouras Conectada” 

Angra dos Reis/RJ

Fernando Antônio Cecíliano Jordão

PPP de Iluminação Pública com Receitas Acessórias de Cidade Inteligente

Volta Redonda/RJ

Antônio Francisco Neto

Adesão de Sistema Online para Aprovação e Emissão de Documentos.

Rio de Janeiro/ RJ

Eduardo Paes

Lançamento do ”DataLake”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *