Fotos inéditas de Elvis são expostas em Liverpool

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 2 de dezembro de 2003 as 21:27, por: CdB

Fotos de Elvis Presley e Buddy Holly, feitas sem qualquer sofisticação por um fotógrafo de ginásio e fechadas numa caixa durante 40 anos, foram expostas pela primeira vez nesta terça-feira.

A coleção inclui imagens de Elvis feitas em Cleveland, Ohio, em 1956, quando os jornais locais estavam em greve e o fotógrafo adolescente Lew Allen levou uma máquina fotográfica ao show do cantor.

Allen, que tinha 17 anos na época, foi o único fotógrafo presente nos concertos. – Eu era a única pessoa na minha escola que sabia mexer com uma máquina fotográfica, então fui lá. Foi uma experiência fantástica poder fazer fotos de Elvis no início de sua carreira – disse Allen.

Uma foto de Buddy Holly, a favorita de Lew Allen entre as que estão expostas, mostra o cantor em 1958, com expressão desanimada, sentada num ônibus depois de passar quatro horas percorrendo uma estrada em meio a uma tempestade de neve. “Me coloquei ao lado do motorista e fiz a foto de Buddy com aquela cara cansada”, contou Allen. “Ele morreu um ano mais tarde.”

Algumas das imagens já foram expostas em Graceland, em Memphis, mas a maioria não era vista havia 40 anos, tempo durante o qual as fotos ficaram guardadas numa caixa no porão da casa de Lew Allen. Agora elas estão sendo exibidas na mostra “Fingerprints of Elvis”, no Albert Dock, em Liverpool, e no ano que vem a mostra será levada a Londres.