Após fracasso na compra de vacinas da índia, avião do MS transporta oxigênio

Arquivado em: Brasil, Destaque do Dia, Últimas Notícias
Publicado sábado, 16 de janeiro de 2021 as 17:23, por: CdB

A capital amazonense vive um colapso nos hospitais, superlotados de pacientes com a covid-19, e sem oxigênio suficiente para manter a vida de quem está entubado em respiradores artificiais. Trata-se de uma derrota acachapante para o governo do presidente Bolsonaro.

Por Redação – de Brasília

Fracassada a negociação com o governo indiano, para a compra de vacinas contra a covid-19, o Ministério da Saúde (MS) usou a aeronave da Azul que buscaria o medicamento para transportar cilindros de oxigênio para Manaus (AM), neste sábado. Em nota, o MS divulgou o roteiro do equipamento, com escalas em Campinas (SP), para o carregamento dos cilindros de oxigênio, e chegada a Manaus no início desta noite.

O avião da Azul que transportaria vacinas foi carregado com cilindros de oxigênio para Manaus

A capital amazonense vive um colapso nos hospitais, superlotados de pacientes com a covid-19, e sem oxigênio suficiente para manter a vida de quem está entubado em respiradores artificiais.

“O voo será realizado pela mesma aeronave que partiria hoje para Mumbai, na Índia, uma vez que a missão foi reprogramada devido questões diplomáticas entre Brasil e Índia e deverá ocorrer nos próximos dias”, informou a pasta.

Derrota

Na véspera, estava previsto o voo da Azul para a capital Nova Délhi, mas as negociações travadas pela área diplomática do Itamaraty fracassaram na liberação das vacinas. Agora, não há qualquer previsão de nova data para a aquisição do imunizante. Nesta noite passada, o governo da Índia negou a entrega imediata de um lote de vacinas da Oxford/AstraZeneca ao Brasil, o que frustrou o plano de voo da aeronave.

A derrota do governo Bolsonaro, com o veto das autoridades indianas, coloca o mandatário em uma situação ainda mais difícil, principalmente depois do panelaço ocorrido na noite passada, em todo o país, pela liberação de um processo de impedimento por parte da Câmara dos Deputados.