Francisco se envolve em confronto sobre navios de imigrantes e apela por portos seguros

Arquivado em: Destaque do Dia, Europa, Mundo, Últimas Notícias
Publicado domingo, 6 de janeiro de 2019 as 12:55, por: CdB

Em comentários dirigidos a dezenas de milhares de pessoas na Praça de São Pedro, no final da festa da Epifania, o pontífice se envolveu em uma briga diplomática entre a Itália e Malta.

Por Redação, com Reuters – da Cidade do Vaticano

O papa Francisco pediu neste domingo a líderes europeus que parem de discutir o destino de 49 imigrantes presos a bordo de dois navios humanitários de resgate no Mediterrâneo e concedam a eles um porto seguro.

Papa Francisco

Em comentários dirigidos a dezenas de milhares de pessoas na Praça de São Pedro, no final da festa da Epifania, o pontífice se envolveu em uma briga diplomática entre a Itália e Malta.

– Faço um sincero apelo aos líderes europeus para mostrar solidariedade concreta a essas pessoas – disse Francisco. Eles estavam “procurando um porto seguro onde possam desembarcar”, afirmou.

Trinta e duas pessoas estão a bordo do Sea-Watch 3, uma embarcação dirigida por um grupo humanitário alemão, que as retirou de um barco inseguro na costa da Líbia em 22 de dezembro. Entre elas estão três crianças pequenas e quatro adolescentes.

Outro navio dirigido pelo grupo humanitário alemão, a Sea-Eye, transporta 17 pessoas resgatadas em 29 de dezembro.

Na semana passada, quase duas dúzias de grupos humanitários, incluindo a Anistia Internacional e a Organização Internacional das Nações Unidas para as Migrações, pediram à União Europeia um porto seguro para os dois navios.

O vice-primeiro-ministro da Itália, Luigi Di Maio, líder do Movimento 5-Star, disse que a Itália aceitaria mulheres e crianças se Malta permitisse que os navios atracassem. Mas o ministro do Interior, Matteo Salvini, que lidera o partido da Liga anti-imigração e fechou os portos para resgatar navios, se opõe.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *