A Air France volta a operar com cargas no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre em dezembro. De acordo com Fernando Autran, gerente Comercial e de Logística da Infraero no Nordeste, a rota do cargueiro 747 deve ser Recife-Petrolina-Paris porque, enquanto em Petrolina estão as frutas, na capital se concentram os pescados.
A decisão foi tomada porque, com a inauguração da ampliação da pista de Petrolina no dia 8 de outubro, aviões de maior porte poderão sair do aeroporto. “A freqüência ainda não foi decidida, mas não pode ser menor do que duas vezes por semana para ser viável”, disse Autran, que está em negociação direta com o presidente da Air France na América Latina sobre a possibilidade de volta do vôo de passageiros.
“O empecilho tem sido definir a outra capital pela qual o vôo iria passar. O mais viável, para a Infraero, seria passar por Salvador. A companhia aérea prefere Fortaleza, mas não haverá freqüência neste caso”, comentou o gerente Comercial e de Logística, explicando que a Air France já tem um projeto para a capital baiana em outro roteiro.
O último vôo regular da companhia aérea no aeroporto da capital, com cargas e passageiros, foi em março de 1995. No ano passado, houve um pouso e uma decolagem de um avião da Air France, só com carga. Aristeu Chaves, vice-presidente da Valexport, que reúne os produtores do Vale do São Francisco que exportam, disse que, um mês antes da inauguração da nova pista, começarão a ser fechados os contratos com outras empresas aéreas que devem colocar Petrolina na rota. Hoje, 60% das frutas da região vão para a Europa, sendo 99% por navio, em contêineres refrigerados a 10° C. “Por avião iria a fruta fresca, de valor agregado maior, colhida quase madura e válida por apenas dois dias, a chamada “read to eat” (pronta para comer)”, explicou Chaves.
Frutas e pescados farão rota Recife-Petrolina-Paris
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Publicado terça-feira, 17 de agosto de 2004 as 09:36, por: CdB